“Acredito que não será preciso retirar as famílias”, diz coordenador da Defesa Civil de Estrela

No município as primeiras pessoas deixam suas casas quando o nível do Rio Taquari chega em 22 metros. Até então, a situação está controlada e o nível em 18,90


0
Coordenador da Defesa Civil de Estrela, Lindomar Freitas (Foto: Gabriela Hautrive)

A elevação das águas do Rio Taquari durante a madrugada desta segunda-feira (30) deixou população e autoridades em alerta. Conforme a última leitura das 10h45, feita pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o nível do Rio Taquari no Porto de Estrela estava em 18,90 metros, e para começar a remoção de famílias precisa chegar em 22 metros. Acompanhe a leitura do rio na tabela disponibilizada pela Rádio Independente.


ouça a reportagem

 


Conforme o coordenador da Defesa Civil do município, Lindomar Freitas, a princípio não será feita nenhuma remoção: “Vamos seguir monitorando o tempo, se chove ou não, mas acredito que não será preciso fazer a retirada de famílias”.

Além disso, Freitas mantém contato com outros órgãos da região alta do Vale para avaliar os reflexos em Estrela. “Temos contato das Defesas Civis de Encantado, Muçum, enfim, outras cidades das cabeceiras e mantemos as informações diariamente para que todos fiquem em alerta”, explica.

Rua João José Schonart, no Imigrantes, em Estrela, foi interditada na manhã desta segunda-feira (30) (Foto: Gabriela Hautrive)

No trânsito de Estrela, duas ruas foram interditadas até por volta das 11h30 desta segunda-feira (30). A Rua Albino Francisco Horn, na divisa dos bairros Alto da Bronze e Imigrantes, e a Rua João José Schonart, no Imigrantes.

Em caso de dúvidas ou auxílio no local, o coordenador indica que a população entre em contato com a Defesa Civil. “Peço que acompanhem as redes sociais do Governo do Estrela, rádios, todas as mídas, para que o pessoal se acalme.”

O número de contato em horário comercial é o (51) 3981-1174 e o celular que atende 24 horas: (51) 9 9876-1430.

Texto: Gabriela Hautrive
reportagem@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui