Adolescentes com 16 anos ou mais podem se vacinar contra a covid a partir desta sexta-feira, em Lajeado

Primeiras doses estão disponíveis nos postos de saúde dos bairros Centro e São Cristóvão


0
Foto: Reprodução / Arquivo Grupo Independente

A campanha de vacinação contra a covid-19 será ampliada, nesta sexta-feira (24), para adolescentes com 16 anos completos ou mais em Lajeado. As primeiras doses estão disponíveis nos postos de saúde dos bairros Centro e São Cristóvão. Jovens de 16 anos não precisam apresentar documento de autorização dos pais nem precisam estar acompanhados, apenas deverão ter consigo documento de identidade e carteirinha de vacinação.

A imunização para adolescentes não é obrigatória, e a família tem liberdade para decidir o que fazer.  Além dos adolescentes, a Secretaria da Saúde está aplicando a terceira dose em idosos residentes em lares geriátricos.

Já quem precisa fazer a segunda dose, é necessário apresentar a carteirinha de vacinação comprovando a data em que recebeu a primeira dose e documento de identidade. O intervalo entre as duas doses da vacina da Pfizer foi antecipado de 10 para 8 semanas. Desta forma, quem tomou a primeira dose de Pfizer até o dia 30 de julho,  poderá fazer a segunda dose nesta sexta-feira (24). O intervalo da CoronaVac permanece de quatro semanas e o da AstraZeneca de 10 semanas.

Secretaria de Saúde aplica dose de reforço em idosos residentes de lares

Uma equipe da Secretaria de Saúde (Sesa) está se deslocando até as instituições de longa permanência (ILPIs) de Lajeado para aplicar a dose de reforço contra a covid-19 em idosos residentes de lares. Até a tarde desta quinta-feira (23), 115 idosos já haviam recebido a terceira dose.

Na manhã desta quinta-feira (23), foi a vez dos idosos residentes do Residencial Geriátrico Santa Helena, localizado no Bairro Florestal, serem imunizados com a terceira dose. “Estamos muito contentes com a aplicação da terceira dose para reforçar a proteção contra o vírus. Seguimos mantendo os cuidados e torcendo por dias melhores”, disse Jonatan Prass, proprietário do lar.

Conforme orientação do Ministério da Saúde, a dose de reforço em ILPIs está sendo aplicada em idosos maiores de 60 anos que tenham completado o esquema vacinal básico, com segunda dose ou dose única, há no mínimo 6 meses. Sete dos 11 lares existentes em Lajeado já receberam equipes da Sesa para vacinação.

Quem pode fazer

– Primeira dose: qualquer pessoa com 16 anos completos ou mais residente em Lajeado 

– Segunda dose de CoronaVac: para quem fez a primeira dose até 27/08

– Segunda dose de AstraZeneca: para quem fez a primeira dose até 16/07

– Segunda dose de Pfizer: para quem fez a primeira dose de Pfizer até o dia 30/07

Locais de vacinação e vacinas disponíveis em cada unidade 

Primeira dose:

– Postos do Centro e São Cristóvão

Segundas doses:

– AstraZeneca: Postos do Centro, São Cristóvão e Montanha

– CoronaVac: Postos do Centro, São Cristóvão e Montanha

– Pfizer: Postos do Centro e São Cristóvão

Endereço

1) Posto de Saúde do Centro (auditório) – Rua Júlio May 383 – Bairro Centro

2) Posto de Saúde do São Cristóvão (entrada pela rua dos fundos) – Rua Fábio Brito de Azambuja, 124 – Bairro São Cristóvão

3) Posto de Saúde do Montanha (entrada principal) – Rua João Sebastiany, 1.312 – Bairro Montanha

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui