Adroaldo Conzatti, ex-prefeito de Encantado, recebe Medalha do Mérito Farroupilha

Ato ocorreu no início da tarde desta terça-feira (7), no Salão Júlio de Castilhos, em Porto Alegre


0
Familiares recebendo a medalha (Foto: Vinicius Mallmann)

No início da tarde desta terça-feira (7), no Salão Júlio de Castilhos, o ex-prefeito de Encantado, Adroaldo Conzatti, recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha. A medalha foi entregue pelo Deputado Estadual, Edson Brum (MDB), proponente da homenagem, para a esposa de Conzatti, René Teresinha Franciosi, junto a seus três filhos, Rogério, Luiz Henrique e Gilson.

Além dos familiares, o ato contou com a participação de líderes políticos do PSDB em Encantado, partido de Conzatti, amigos, deputados e do presidente da Assembleia Legislativa, Valdeci Oliveira (PT).

Em seu discurso, Brum justificou a escolha relatando algumas das conquistas do ex-prefeito de Encantado. “Em outras ocasiões tive dúvidas em quem homenagear com esta medalha. Mas desta vez não, Adroaldo Conzatti sempre esteve à frente de seu tempo. Foi precursor do desenvolvimento de diversas áreas no Vale do Taquari. Tem envolvimento com o setor da indústria, agropecuária, serviços, e por fim, o turismo, que ficará marcado como uma das grandes conquistas de Conzatti”, discursou.

(Foto: Vinicius Mallmann)

Representando a família, Gilson Conzatti agradeceu o reconhecimento ao seu pai, destacando sua luta enquanto líder político. “Meu pai sempre lutou e batalhou pelo bem da sua população. É uma gratidão imensa receber esta homenagem pelo legado que meu pai deixou. Ele sempre teve uma visão de construir um município melhor. Ele fez várias ações, mas o que o deixou mais marcado nos últimos tempos foi o Cristo Protetor, que é uma obra que ele acreditou”, disse.

Sobre o homenageado

Adroaldo Conzatti faleceu no dia 19 de março de 2021, aos 81 anos. Nasceu em Roca Sales no dia 5 de março de 1940. Na juventude, morava na Linha Bento Gonçalves, em Roca Sales, e diariamente atravessava o Rio Taquari de caíco para estudar no Colégio Madre Margarida em Encantado.

A partir dos 17 anos adotou e foi adotado por Encantado, onde trabalhou em empresas como Frigorífico Costi, Carlos Giordani, teve sociedade com Decio Bergamaschi e, em 1971, instalou seu próprio negócio, o Escritório Contábil Conzatti, empresa na qual foi o gestor da linha administrativa.

Liderou a expansão do Conzatti Contabilidade com a instalação de escritórios em 16 municípios situados na região dos Vales e Grande Porto Alegre, prestando assistência técnica contábil a mais de 1500 empresas e empresários do Estado.

Seu espírito empreendedor ainda o levou a fundar a Imobiliária Conzatti, responsável por urbanizar mais de dez mil lotes e alavancar o crescimento do município.

Quando faleceu, Conzatti estava em seu quarto mandato como prefeito de Encantado. Já havia exercido o cargo de 1983 a 1988 e de 1993 a 1996. Em 2017 foi eleito pela terceira vez e agora, estava em seu terceiro mês do quarto mandato. Conzatti também foi duas vezes vereador de Encantado (1973/1976 e 2013/2016).

No governo estadual, ele exerceu a função de presidente da Companhia de Habilitação do Estado (COHAB/RS), em 1987 na gestão de Pedro Simon e de 2003 a 2006 foi diretor do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (Daer), na gestão do governador Germano Rigotto. Nos anos de 2002 e 2006 concorreu a deputado federal, ficando na suplência.

Texto: Vinicius Mallmann
regional@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui