Aescon e Sinduscon emitem nota de repúdio a pessoas que se aproveitaram do auxílio emergencial sem necessidade

Associação e sindicato ligados a área contábil citam ser lamentável que existam “pessoas dotadas de tamanho egoísmo e que ficam à parte de todas as campanhas de solidariedade” em um ano muito complicado.

Foto: Divulgação/Sinduscon e Aescon

Associação das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Vale do Taquari (Aescon) e Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat) emitiram, nesta sexta-feira (10), uma nota de repúdio. A mensagem é encaminhada para qualquer indivíduo que tenha se aproveitado do Auxílio Emergencial oferecido pelo Governo Federal sem de fato necessitar do recurso.

As entidades contextualizam o ano de 2020 como atípico e marcado por seca, pandemia que tirou vidas, dizimou empregos e faliu empresas, e que agora provoca perdas irreparáveis para dezenas de famílias atingidas pelas enchentes.

A nota diz que “seja empresário, profissional liberal ou familiar com plenas condições financeiras de manter seu sustento, é lamentável que tenhamos em nossa sociedade, pessoas dotadas de tamanho egoísmo que, à parte de todas as campanhas de solidariedade que envolvem a comunidade em torno de um bem comum e as quais apoiamos e enaltecemos como entidades e pessoas físicas, insistem em pensar exclusivamente em si próprios, privando do benefício quem realmente depende do auxílio como sua única fonte de renda no momento”.

Confira a íntegra da nota de repúdio:

Nota de Repúdio

Em um ano atípico como este de 2020, marcado pela seca, por uma pandemia que tirou vidas, dizimou empregos e faliu empresas, e que agora provoca perdas irreparáveis para dezenas de famílias atingidas pelas enchentes, a Associação das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Vale do Taquari (Aescon) e Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat) vêm a público manifestar seu repúdio por qualquer indivíduo que tenha se aproveitado do Auxílio Emergencial oferecido pelo Governo Federal sem de fato necessitar do recurso.

Seja Empresário, Profissional Liberal ou Familiar com plenas condições financeiras de manter seu sustento, é lamentável que tenhamos em nossa sociedade pessoas dotadas de tamanho egoísmo que, à parte de todas as campanhas de solidariedade que envolvem a comunidade em torno de um bem comum e as quais apoiamos e enaltecemos como entidades e pessoas físicas, insistem em pensar exclusivamente em si próprios, privando do benefício quem realmente depende do auxílio como sua única fonte de renda no momento.

Vale lembrar que solidariedade vem de solidez, consolidando e dando firmeza ao coletivo, o que certamente falta a essas pessoas mal-intencionadas. Exemplo de honestidade vem de casa e por isso pedimos e esperamos que nenhuma família não-necessitada recorra a esta alternativa desleal de ganhar dinheiro, ainda que permitida legalmente, porém totalmente condenável moralmente.

Ressaltamos também que aqueles que são ou foram corrompidos por R$ 600,00 não dispõem de ética ou caráter para criticar políticas e governos anteriores, atual ou futuros, pois jamais poderão ser considerados exemplos para nada ou ninguém. Esperamos que logo em breve haja uma apuração ou cruzamento de dados rigorosos para penalizar com severas restrições os indivíduos que receberam irregularmente o auxílio, impedindo que participem de concursos públicos ou que tenham acesso aos serviços e financiamentos.
Nós, da Aescon e do Sincovat, estamos unidos e ainda acreditamos nas pessoas de bem e nas boas intenções, as quais já provaram que juntos podemos acreditar e construir um mundo melhor, e por isso aguardamos justiça contra aqueles que mancham e comprometem essa realidade.

Reforçamos que a relação completa dos beneficiários do Auxilio Emergencial está disponível para consulta pública no site www.portaltransparencia.gov.br, onde também é possível registrar as denúncias de irregularidades. Se cada um fizer a sua parte, passaremos por este ano de cabeça erguida e ainda mais fortes para reconstruirmos, lutarmos e superarmos todos os desafios que 2020 nos impôs. AI/RS