Estrela espera vacinar 1.200 pessoas nesta sexta e sábado

Mutirões acontecem no Parque Princesa do Vale, para idosos e adolescentes


0
Foto: Artur Dullius

O município de Estrela está realizando um cronograma de mutirões para a vacinação contra a covid-19. A expectativa é aplicar cerca de 1.200 doses de imunizantes nas próximas 30h. Nesta sexta-feira (24), está sendo realizada a primeira etapa aberta para a aplicação da dose de reforço – terceira dose (D3) nos idosos. A ação ocorre até às 12h no Parque Princesa do Vale.


ouça a entrevista

 


Segundo explica a enfermeira coordenadora de vacinação, Ana Caroline Lopes, a vacinação é destinada para a faixa etária dos 78 anos ou mais, além de imunossuprimidos graves. “Optamos por fazer este recorte da faixa etária pois são pessoas que já aplicaram a segunda dose a mais de seis meses. Esse grupo realizou a última vacina no mês de março, então já pode buscar o reforço”, explica. A enfermeira lembra ainda que para os imunossuprimidos o intervalo é de 28 dias da última dose aplicada.

A previsão do município é que aproximadamente 500 idosos busquem o complemento da imunização nesta sexta. O atendimento ocorre por ordem de chegada, seja no drive-thru ou pedestres. É necessário estar usando máscaras e levar a carteira de vacinação que comprove a realização das duas doses anteriores.

Enfermeira e o secretário da Saúde de Estrela (Foto: Artur Dullius)

Vacinação para os adolescentes

Já neste sábado (25), o município inicia a vacinação de adolescentes. Neste primeiro momento, a aplicação das doses é destinada para quem tem entre 15 e 17 anos. A ação também acontece no Parque Princesa do Vale, das 8h às 12h, e são esperadas cerca de 800 pessoas.

De acordo com o secretário da Saúde, Celso Kaplan, os menores devem estar acompanhados dos pais e responsáveis. “Eu acho que é uma conquista para esses adolescentes. A nossa coordenação sempre foi muito ordenada, obedecendo aquilo que a Secretaria de Saúde do Estado priorizou para este grupo. É um público importante, mas isso tudo precisa ser feito dentro das normas, com a vacina e o tempo certo”, destaca Kaplan.

VÍDEO: Secretário convida adolescentes à vacinação

Para a próxima semana

Estrela também já projeta novos mutirões de vacinação para a próxima semana. Conforme a enfermeira responsável, o município estará aplicando primeiras e segundas doses em datas já definidas. “Semana que vem será cumprido o cronograma de aplicação da doses 2.

Na segunda-feira (27) ocorre um mutirão aqui no parque, para o público de 40 anos, e quinta-feira (30) para gestantes e puérperas, na unidade de saúde. Na quarta-feira (29), serão vacinadas as pessoas acima de 18 anos que ainda não buscaram a primeira dose. A ação acontece no posto de saúde do Bairro Oriental. Já no sábado (2) um novo mutirão será montado, desta vez para adolescentes de 12 até 14 anos”, projeta.

Números

Até o início da manhã, Estrela somava mais de 24 mil cidadãos com a D1 e cerca de 16 mil com a dose complementar ou única. De acordo com o secretário, a realização dos mutirões no parque tem sido importante para acelerar o processo de imunização da população. Segundo ele, as equipes chegam a vacinar mais de 300 pessoas por hora e 1.300 pessoas em um único turno de aplicação.

“Estamos felizes pela forma que a comunidade estrelense tem aceitado e participado dos chamamentos de vacinação. Já temos mais de 61% com a segunda dose e mais de 90% com a dose 1”, comemora.

Texto: Artur Dullius
reporter@independente.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui