Estrela Multifeira encerra com cerca de 52 mil visitantes e consolida-se como a feira da retomada

Conforme o presidente do evento, Leandro Kremer, foi a maior Multifeira da história. A próxima feira será realizada em novembro de 2023


0
Fechamento da feira com autoridades e público presente ocorreu por volta das 17h no palco principal ( Foto: Frederico Sehn Fotografia / Divulgação)

A 7ª edição da Estrela Multifeira movimentou o Vale do Taquari nos últimos dois finais de semana. O evento consolidou-se como o marco da retomada de atividades de grande público no interior do Estado devido a pandemia, registrando a presença de cerca de 52 mil pessoas nos seis dias da programação finalizada neste domingo (7) no Porto de Estrela. A projeção de negócios será anunciada nos próximos dias, após a pesquisa aplicada junto aos 270 expositores que participaram da feira.

O balanço geral do evento foi feito durante coletiva de imprensa, no Auditório do Cooperativismo, com a presença do presidente da comissão organizadora, Leandro Kremer, da presidente da Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Estrela (Cacis), Andréia Zwirtes Kich, do prefeito de Estrela, Elmar Schneider e do presidente da Câmara de Vereadores, Ernani de Castro. As autoridades anunciaram a próxima edição da feira que será nos dias 9,10,11 e 12; 17,18 e 19 de novembro 2023, com sete dias de programação. A comissão organizadora terá como presidente Oscar Rudolfo Hunemeier.

Presidente da feira, Leandro Kremer (Foto: Gabriela Hautrive)

O atual presidente, Leandro Kremer, disse que foi uma edição especial da Multifeira e tem certeza que todos conseguiram cumprir seu dever na realização do evento. “Dando oportunidade para que todos falassem, para que todos pudessem expressar a suas ideias, e no final das contas, nós conseguimos entregar aquela que eu já posso dizer a toda a imprensa: foi a maior multifeira que nós já realizamos”.

Mesmo ainda sem números finais de volume de negócios, o presidente destaca a satisfação dos expositores. “Nós circulando por diversas vezes, temos a percepção de que além de números nós conseguimos entregar qualidade”, pondera. A feira de 2021 oportunizou cerca de 40 atividades técnicas em três auditórios, mais de 40 shows, entre os quais uma plateia recorde de mais de cinco mil pessoas no mais prestigiado deles, que foi Armandinho & Banda no sábado de noite.

Prefeito de Estrela, Elmar Schneider (Foto: Gabriela Hautrive)

O prefeito de Estrela, Elmar Schneider, agradeceu o esforço de todos os envolvidos na programação que fizeram o evento acontecer. “Quero registrar aqui também todos os nossos secretários municipais e os colaboradores da prefeitura, vocês foram incansáveis, tem gente que está aqui dentro a três semanas, sem ver filhos, indo para casa para dormir duas ou três horas”.

O prefeito evidenciou a presença de diversas autoridades estaduais durante a feira. “Um secretário de Estado, vice-governador, no exercício de governador, chegou ás 10h da manhã e saiu por volta das 16h30, um ex-governador que foi deputado estadual e federal, sentou a manhã inteira no palanque oficial sem fazer o uso da palavra e saiu feliz daqui. 99% dos secretários do Estado estavam aqui, e talvez 100% dos prefeitos do Vale do Taquari, também estavam aqui”, comemora o chefe do poder executivo estrelense.

Presidente da Cacis, Andréla Zwirtes Kich (Foto: Gabriela Hautrive)

Além dos eventos culturais e técnicos, a Estrela Multifeira 2021 também ofereceu diversão e entretenimento em vários espaços do complexo, a exemplo dos 209 veículos participantes da Exposição de Carros Antigos neste domingo (7). A presidente da Cacis, Andréla Zwirtes Kich, falou sobre a evolução da feira a cada edição e destacou um trabalho que acontece devido a união de esforços em diferentes frentes. “A gente aprende e aprende muito, tivemos o evento em dois finais de semana, foi um grande desafio, também antes fazíamos em setembro que é um mês mais chuvoso, e nessa edição ampliamos, fizemos em seis dias”, relata.

Grande público marcou presença na feira neste domingo, último dia do evento (Foto: Gabriela Hautrive)

Com novidades que vieram para ficar, os Salões da Inovação e do Turismo reuniram novos visitantes e oportunizaram negócios que ainda não contemplavam o mix comercial do evento. Destaques dos dois espaços, o Desafio de Pitches Sebrae Like a Boss espay contou com 11 startups concorrentes; e o turismo atraiu 80 agentes de turismo vindos de várias regiões do Estado. No Salão do Agronegócio, a valorização do setor leiteiro se confirmou com a entrega de troféus e prêmios aos participantes do 1º Concurso Leiteiro e a oficialização da pasta do Agronegócio da Cacis.

Presidente da Feira para próxima edição que será em 2023, Oscar Rudolfo Hunemeier (Foto: Gabriela Hautrive)

O presidente da feira para 8ª edição, que será em 2023, Oscar Rudolfo Hunemeler, disse que juntamente com sua equipe já trabalha para realização da programação. “Nós temos que criar um evento onde vai se enraizar em Estrela e ter uma propagação para todo o Vale e todo Rio Grande do Sul, vamos avaliar o que deu certo e o que não deu tão certo também e vamos tentar melhorar para próxima edição”, pondera Hunemeier.

Presença do Grupo Independente e sorteio de moto 0km

O Grupo Independente, que participou de todas as edições da Estrela Multifeira, em 2021 realizou uma das maiores coberturas já feitas. Foram 72 horas de programação ao vivo direto do Porto de Estrela pelas suas três emissoras e redes sociais: Rádio Independente Tropical FM e Rádio do Vale. Além disso, realizou o sorteio de uma moto Honda Pop 0 km, em uma parceria do Grupo Independente e da Valecross. A vencedora foi Maria Gorete Fell, de Bom Retiro do Sul. O sorteio foi feito ao vivo em frente ao estande do grupo às 17h deste domingo (7).

Pesquisa com visitantes

Ao longo da feira, a Faculdade La Salle entrevistou visitantes para avaliar o desempenho e projetar as melhorias. Quando perguntados sobre a satisfação do evento, 95% disseram que superou e atendeu as expectativas criadas. A pesquisa também buscou informações sobre aspectos como recepção, divulgação, estrutura, praça da alimentação, limpeza geral e estacionamento, todos com avaliação média acima de 90%.

Em relação à cidade origem do público, destaque para os estrelenses que corresponderam à metade. Em seguida, aparecem Lajeado, Teutônia, Cruzeiro do Sul, Bom Retiro do Sul, Colinas, Arroio do Meio, Encantado, Santa Clara do Sul e Imigrante, revelando a abrangência regional da Estrela Multifeira.

Pavilhão dos expositores (Foto: Gabriela Hautrive)

Relacionamento e prospecção

Com mais uma participação na feira, a Mondial Veículos comemora contatos, relacionamento e prospecção. “É política da empresa valorizar esses eventos da região. É uma forma de estar presente na comunidade, divulgar e se aproximar de clientes. Os resultados vėm”, declarou o consultor de vendas Régis Assmann. Presente com dois modelos de caminhões, já vendidos para clientes antes da feira, e mais um caminhão/feira, considerou que a empresa já pode pensar em mais espaço para as próximas edições.

Três mil refeições

Foi por pouco que a Padaria e Confeitaria Bruxel não ficaou de fora desta edição da feira, mas a decisão positiva valeu a pena. “Foi uma coisa inexplicável. A gente esperava uma boa feira, só que foi muito maior”, considerou o proprietário Luis Bruxel. Já no primeiro dia, ele teve que remodelar a estrutura do estande e adquirir novos equipamentos para atender a demanda que, segundo estimativas, chegou a cerca de 3 mil refeições, somente em almoços e jantares. “Nós estamos muito contentes. Superou completamente a expectativa”, ponderou.

Estoque zerado na feira

Vindo de Dona Francisca, a cerca de 200 km de Estrela, a Agroindústria Brot Haus comemora a aceitação do produto e as boas vendas efetivadas na feira. Em sua primeira participação, a empresa vendeu todo o estoque de pães com fermentação natural e cucas antes mesmo do fim do evento. “O pessoal que comprou semana passada, voltou a procurar essa semana. Isso me deixa feliz, porque mostra que fomos bem avaliados pelo público. Foi super bom pra mim”, avalia o proprietário Wanderlei Rizzon.

“Valeu a pena e vamos voltar”

A participação na Estrela Multifeira também superou as expectativas de Cristian Fontana, proprietário do Armazém do Couro, de Estrela. Com preços especiais para o evento, a estimativa era de acabar com o estoque de alguns produtos na tarde deste domingo. “Ajudou que praticamente não tem concorrência nesse segmento, mas foi muito bom, desde o primeiro dia. Valeu a pena e voltaremos, com certeza”.

Texto: Gabriela Hautrive / Apoio: AI Estrela Multifeira
reportagem@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui