Estrela ultrapassa a marca de 12 mil munícipes totalmente vacinados

Nova etapa ocorre sábado (4)


0
Foto: Divulgação

O município de Estrela aplicou nesta quinta-feira (2) segundas doses de vacinas contra a covid-19. Esta foi a terceira etapa seguida para aplicação de segundas doses (D2). Ao todo, 294 estrelenses compareceram aos dois pontos onde ocorreram as aplicações, número superior ao da segunda-feira (280), mas inferior ao de quarta (424), então dedicados à segunda dose da AstraZeneca.

Com estas ações, o município superou os 12 mil com a D2, e se aproximar dos 45%. Nesta sexta-feira (3), a série terá uma pausa para a realização da campanha contra a Febre Amarela, mas será retomada no sábado (4), então para outra sessão da D2 da Astrazeneca, a mais aplicada no primeiro semestre.

A sessão desta quinta (2) ocorreu em diferentes pontos. Pelo fato de o imunizante da Pfizer exigir cuidados especiais com refrigeração e ter menor número de pessoas a serem vacinadas, a secretaria da Saúde realizou a etapa na Unidade Básica de Saúde/Posto Central. Já a CoronaVac no Parque Princesa do Vale. Eram esperadas outra vez mais de 400 pessoas contabilizando os dois pontos. Pelo movimento no Parque Princesa do Vale na primeira hora de vacinação até acreditou-se que a meta seria alcançada, mas depois o movimento foi mais tranquilo pelo restante da manhã.

Os 294 que compareceram foi o suficiente para Estrela superar a marca das 12 mil pessoas com a D2, agora mais precisamente 12.081, ou 44,9% do total. Ao todo também já são 23.588 cidadãos com a D1, aproximadamente 88% do público-alvo, hoje estimado em 26,9 mil pessoas com 18 anos ou mais, incluindo os adolescentes entre 12 e 17 anos que possuem comorbidades. Outras etapas já estão pré-agendadas para os dias 06/09, 08, 09 e 11. Com estas respectivas ações, a Saúde pretende alcançar os 50% da população imunizada com dose complementar ou única. Mais informações pelo Whats 99127-9045.

O secretário da Saúde de Estrela, Celso Kaplan, faz uma avaliação do momento. “Nunca se vai, como em uma vacinação, conseguir 100% do retorno das pessoas para um segundo momento, como uma nova dose, seja por iniciativa, interesse, ou mesmo condições de dia, horários, serviço. Algumas não quiseram, muitas não puderam, até por se tratar de um dia da semana. Por isso estamos sempre possibilitando novas oportunidades”, destaca o secretário Celso Kaplan. “Ainda assim nossos índices são muito positivos, e a tendência é que melhorem ainda mais nos próximos dias. Mas a população deve seguir colaborando, com adesão à vacinação e respeito às regras de prevenção”, frisa. AI/VM

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui