Afaste os insetos com citronela; conheça o método natural

Engenheiro agrônomo fala sobre a citronela, uma gramínea (capim) nome científico “Cymbopogon sp”, da família "Panicoideae" com cerca de 155 espécies


0
Foto: Divulgação

Nesta época de mosquito da dengue aterrorizando a região algumas dicas usando a citronela. É uma planta e é um método natural para “pelo menos” atrapalhar sua ação. Claro que o principal é combatê-lo na sua origem evitando a água parada e todas as recomendações que vêm sendo feitas.

A citronela é uma gramínea (capim) nome científico “Cymbopogon sp”, da família “Panicoideae” com cerca de 155 espécies. É encontrada em todos os continentes, menos nos polos.

Foto: Divulgação

Dela é extraído óleo de citronela utilizado como aromatizante, bactericida, calmante, incenso, aroma terapia, etc. Deste óleo os principais componentes são os geraniol e citronelal repelentes naturais para todos os mosquitos, borrachudo, moscas, e formigas inclusive a da cozinha. Também é usado na fabricação de velas com citronela (Imigrante) para espantar insetos.

A identificação da planta é importante por que é confundida com o capim limão por terem folhas parecidas. A citronela, também chamado de capim cidreira ao ser esfregado tem cheiro forte puxando para o eucalipto e seu talo é mais arrojado. Enquanto o capim limão “Cymbopogon citratus”, puxa para o limão por isso o nome e o talo é verde. E ainda tem a Erva Cidreira “ Melissa officinalis” parecida com a hortelã e não tem nada com este repelente.

Foto: Divulgação

A citronela forma touceiras fácil de dividir e fazer mudas. Há também sementes mais demoradas de produzir. As mudas podem ser plantadas em vasos, floreiras, jardins e hortas. Quer sol e não tolera muito frio, geadas e solo úmido. Podendo ser colocado onde bate sol em sacadas e janelas e com o vento vai espalhar seu perfume.

Outra função importante desta planta é a alelopatia, capacidade de espantar insetos pragas quando plantadas em jardins, hortas e floreiras. É uma planta considerada amiga. Há informações que afugentam gatos que gostam de usar canteiros para suas necessidades.

Para colher a melhor hora é logo após a evaporação do orvalho e antes do sol mais forte. Isto vale também para outras plantas de uso medicinal.

No mercado é encontrado óleo de citronela para usos diversos. Mas, é possível fazer a extração em casa. Ficará um pouco mais fraco em relação ao processo industrial de destilação a vapor.

Dica: pegue folhas sadias da citronela lave suavemente sem esmagar. Picar e colocar num vidro, pode ser o padrão pepino, até quase a bordo. Cobrir com álcool de cereais e fechar bem. Proteger o vidro com pano preto e guardar em local escuro. Não pode bater luz. A cada dois dias de uma sacudida. Depois de 15 dias coar com pano ou filtro de café e colocar em vidro escuro. A partir daí pode usar como sprays nas janelas, portas e cantos como repelente. Pode ainda ser usado nos difusores de perfumes, em bolas de algodão colocados em cantos e vaporizadores elétricos. Não deixe ao alcance de crianças e animais. Pode ser guardado por seis meses em local que não bate luz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui