Agência norte-americana Usaid inicia capacitação para desastres em Lajeado

O encontro segue nesta quarta-feira


0
Foto: Divulgação

Autoridades municipais, estaduais e entidades regionais participaram nesta terça-feira (26) do primeiro dia de workshops com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid, sigla em inglês), que auxiliará o município e a região no aperfeiçoamento dos protocolos de resposta a desastres naturais.

Os especialistas Paulo José Barbosa de Souza, tenente-coronel veterano do Corpo de Bombeiros Militar de Brasília e consultor da agência no Brasil, e a Karina Almonacid Aguilar, consultora da agência no Chile, conduziram o trabalho.

Participaram do encontro o prefeito, Marcelo Caumo; a vice-prefeita Gláucia Schumacher; o promotor de Justiça Sérgio Diefenbach; o comandante do Corpo de Bombeiros de Lajeado, Thalys Stobbe; o comandante da Defesa Civil Estadual para a região, Claiton Marmitt; chefe da Logística e RH do Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI) da Secretaria Estadual de Segurança, coronel Romeu Rodrigues da Cruz Neto; a psicóloga especialista em atendimento em desastres Melissa Couto; e secretários municipais de Lajeado e integrantes das secretarias.

Foto: Divulgação

A agência vem desde 2023 realizando encontros e conversas com a região para apoiar na elaboração de uma proposta de contingenciamento. O encontro segue nesta quarta-feira (27). O próximo passo será a organização de um grande encontro com a participação de dezenas de pessoas que trabalharão na elaboração de um documento conjunto para qualificar a ação em desastres.

Na reunião do comitê executivo, eles apresentaram a metodologia de trabalho da agência que já foi utilizada nos incêndios florestais do Chile e será agora reproduzido no Vale do Taquari. Pela metodologia, serão ouvidos dezenas de participantes que presenciaram e atenderam pessoas durante as enchentes de setembro e novembro de 2023. Eles responderão um questionário sobre os problemas enfrentados e depois se reunirão para debater as melhorias necessárias para qualificar o atendimento em situações de emergência.

Foto: Divulgação

“Nossa ideia não é focar nos problemas nem procurar culpados. Queremos ver o que deu certo e o que precisa melhorar para auxiliar as pessoas a terem uma resposta melhor em um próximo evento”, explicou Karina. “Esta parceria vai nos ajudar a definir protocolos que contribuirão para termos uma resposta mais eficiente e mais eficaz em eventos adversos”, disse o secretário de Segurança Pública, tenente-coronel Paulo Locatelli.

Curso online

Em paralelo aos workshops, a Usaid oferece um curso online, em um plataforma digital gratuita, do qual estão participando 200 pessoas que integram entidades do município e atuam em parceira com a administração em situações de emergência: secretarias municipais, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Ministério Público, Univates, imprensa, Samu e Unimed, Alsepro, voluntários do apoio aquático, as Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil (Crepdec) e a Associação Gaúcha de Resgate, Salvamento e Combate a Incêndio Voluntário (Asgresci). Além destas entidades, também foram convidadas as Defesas Civis integrantes da microrregião local: além de Lajeado, também Guaporé, Estrela, Venâncio Aires, Arroio do Meio, Roca Sales, Passo do Sobrado e Encantado.

Após a conclusão do trabalho por este grupo, será aberta uma nova turma, para a qual serão convidados representantes dos municípios integrantes da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e da Associação dos Municípios do Alto Taquari (Amat).

Sobre a agência Usaid

A agência é um órgão do governo dos Estados Unidos que atua com esforços humanitários e de desenvolvimento internacional para salvar vidas, reduzir a pobreza, reforçar os governos democráticos e ajudar as pessoas a progredir para além da assistência. É encarregada de distribuir a maior parte da ajuda externa, seguindo as diretrizes do Departamento de Estado americano. AI/RC

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui