Agentes de combate a endemias de Lajeado participam de qualificação

Atividade utiliza método amostral e tem o objetivo de identificar as áreas com focos e os criadouros de mosquitos Aedes aegypti


0
Foto: Divulgação

Cerca de 20 agentes de combate a endemias da Vigilância Ambiental, setor vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (Sesa) de Lajeado, participaram nesta quarta-feira (29) de qualificação com técnicos do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS). Após a etapa teórica, que ocorreu no dia 25 de maio, nesta quarta foi realizada a etapa de prática de campo.

Os agentes receberam orientações sobre como atuar nas visitas em imóveis do município e em pontos estratégicos, como borracharias, oficinas mecânicas, cemitérios, entre outros. Estes locais apresentam maior probabilidade de formarem criadouros de mosquito.

No encontro foram abordados assuntos como o Programa Nacional de Combate à Dengue e o Plano Estadual de Enfrentamento das Arboviroses, em especial às doenças transmitidas por mosquitos, como a zika, chikungunya, febre amarela e dengue.

Próximas ações

Entre os dias 4 e 8 de julho, está programada a realização do Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) em Lajeado. A atividade utiliza método amostral e tem o objetivo de identificar as áreas com focos e os criadouros de mosquitos Aedes aegypti. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui