Oficializada a cogestão no Distanciamento Controlado no Estado. A alteração já vale para esta 14ª rodada. Agora os prefeitos de cada região poderão decidir, por maioria, os protocolos específicos obedecendo os níveis das bandeiras. A responsabilidade para os prefeitos aumentou, mas entendo que tenha sido a decisão correta. Tardia, mas prudente. Nada melhor do que os que conhecem de perto a realidade de seu município para tomar uma decisão mais sensata.
Receio
A cogestão me assusta num único aspecto. É ano político, de eleição. Temo que alguns prefeitos prefiram afrouxar as regras para satisfazer as pessoas, os eleitores. Sei que terão que seguir critérios técnicos, mas é um temor. Que o bom senso prevaleça.
Aulas
Governo do RS propõe a prefeitos a volta das aulas presenciais. Começando pela Educação Infantil, tanto privada quanto pública, a partir de 31 de agosto; depois, voltaria Ensino Superior e as demais etapas seriam retomadas nas semanas seguintes. Retorno às aulas, todos queremos, mas em que condições. Como serão as medidas de prevenção, será que o Governo vai garantir distribuição de máscaras, álcool gel, medidor de febre. Nas escolas privadas o controle dos pais será maior, mas é na escola pública? Penso também nos professores e funcionários das escolas. Estarão preparados para o retorno? Muitas dúvidas.
Curtas:
** Sobre a vacina russa, não é possível fazer qualquer avaliação sobre a segurança e eficácia. Mas já é um alento.
** O crescimento da produção industrial de 8,9% em junho é um bom sinal.
** Lembro que este mês já podem cortar a luz dos consumidores, do país, inclusive no RS. Só baixa renda escapa.
** A semana é de inauguração de obras públicas e utilização de espaços na mídia por parte dos prefeitos que querem à reeleição. Lei Eleitoral proíbe após o período.