Agosto Dourado reforça a importância do aleitamento materno

“As mães precisam ter consciência do quanto a amamentação é importante para o crescimento do filho”, afirma a nutricionista do Sesc Lajeado, Juliette Carvalho


0

O leite materno é essencial para o desenvolvimento nos primeiros meses de vida e no início da infância. Agosto é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar o incentivo à amamentação e conscientizar a população da importância do aleitamento materno. 

A nutricionista do Sesc Lajeado, Juliette Carvalho, explica que a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. A profissional reforça que o leite materno é um alimento completo, com propriedades nutricionais em quantidade ideal, bem como propriedades imunológicas que protegem contra doenças e alergias. Segundo ela, até os 6 meses de vida, o bebê não precisa de nenhum outro alimento. “Até esse período alguns órgãos ainda estão em formação, o intestino é um deles”, explica.

Por ainda estar em desenvolvimento, o organismo das crianças é mais suscetível a alterações. A especialista ressalta o aumento de doenças causadas pela má alimentação. “Precisamos ter um olhar mais atento para a alimentação. As mães precisam ter consciência do quanto a amamentação é importante para o crescimento do filho”, nota.

Juliette Carvalho, nutricionista do Sesc (Foto: Jonas de Siqueira)

A produção do leite materno é fundamental para manter o bebê bem nutrido. Segundo a profissional, a baixa produção de leite pode ser resolvida com estímulos. Outra orientação, é observar uma mamada, para verificar se o bebê pega bem a mama e ingere a quantidade de leite suficiente.

A alimentação da mãe durante a amamentação deve ser equilibrada e variada. “O leite materno é uma via de regra entre a mãe e a criança para passar os nutrientes”, afirma Juliette. Além disso, é fundamental que a mãe beba bastante água para ajudar na produção do leite.

Nas próximas semanas, o Sesc RS, que é realizado pelo sistema Fecomércio Sesc/Senac , irá divulgar um curso, que será ministrado de forma online, com dicas e cuidados durante a amamentação. As inscrições poderão ser feitas pelo portal do Sesc/RS.


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui