Agravamento da pandemia leva governo do RS a emitir alerta para todas as regiões do estado

Mais 9 regiões foram colocadas em situação de alerta, que exige atualização das normas de combate à pandemia


0
Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

O governo do Rio Grande do Sul emitiu alertas para todas as 21 regiões covid nesta terça-feira (25), após piora nos indicadores da pandemia no estado. O agravamento no número de casos, internações e mortes já havia feito com que o governo estadual colocasse 12 das 21 regiões em estado de alerta na semana passada. Agora, as 9 regiões restantes também foram colocadas na mesma situação.

O estado de alerta é o segundo nível de gravidade do Sistema 3As de Monitoramento da pandemia no RS, depois de aviso e antes de ação. Autoridades das regiões nesta situação precisam se reunir e anunciar um novo plano de ação para lidar com a alta nos números da covid. As 12 regiões que haviam sido colocadas em estado de alerta na semana anterior já anunciaram que a fiscalização em relação aos protocolos obrigatórios foi intensificada e o horário de atendimento da estrutura de saúde foi ampliado. Além disso, o cancelamento de eventos de grande porte foi determinado em algumas regiões.

Alta em casos, internações e mortes

Todos os indicadores relativos à pandemia cresceram no RS na última semana. Só nesta terça-feira, foram registradas 50 mortes no sistema da Secretaria da Saúde (SES). O número é o maior registrado no estado desde 17 de novembro. Foram registrados também 19 mil novos casos de covid-19 em apenas um dia. Desde o início do ano, o número de casos diários vem crescendo, passando de cerca de mil para 16 mil, em média. A média móvel de casos confirmados também aumentou, chegando a um crescimento de 160% na última semana.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui