Agricultura corresponde a cerca de 40% do PIB de Bom Retiro, diz extensionista da Emater

Secretária de Agricultura ressalta que um dos focos de sua pasta é o incentivo ao produtor rural e à sucessão no campo


0

O programa Troca de Ideias desta quinta-feira (2), transmitido direto da 8ª Dança Bom Retiro e 2ª Expofeira, em Bom Retiro do Sul, conversou com a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Maria Delci Klunk, e com o extensionista rural da Emater Diego de Oliveira.

Em pauta, a agricultura do município, que também está em destaque no evento, aberto nesta quarta-feira (1º) e que prossegue até domingo (5), com exposição de indústrias, agroindústrias e agricultura familiar.

“A história do nosso município começa na agricultura”, recorda Maria Delci, ao falar sobre os primeiros moradores de Bom Retiro, que se instalaram em fazendas no interior e deram origem a povoados que formaram o município.

Hoje a agricultura responde a cerca de 40% do produto interno bruto (PIB) de Bom Retiro. Entre 15 e 20% da população é rural. Conforme Oliveira, há uma produção expressiva que precisa ser mais profissionalizada para se desenvolver e desempenhar cada vez melhor.

Um dos focos de sua secretária, segundo Maria Delci, é o incentivo ao produtor rural e à sucessão no campo. Para ela, uma feira como a Expofeira, que ocorre nas dependências do CTG Querência da Amizade, dá visibilidade e valorização à agricultura familiar e às agroindústrias.

Texto: Tiago Silva
web@independente.com.br


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui