Agroindústria de Estrela é a única do Estado a produzir doce de leite tipo A

Além do doce de leite, a Estrelat, que está na Granja Lenhard, na Linha Santa Rita, também comercializa leite tipo A


1
Foto: Divulgação

É de Estrela — mais precisamente da Granja Lenhard, localizada na Linha Santa Rita — a Estrelat, única propriedade do Estado que faz doce de leite tipo A no Rio Grande do Sul e também a segunda a produzir leite tipo A. No ano passado, a agroindústria recebeu três prêmios da Federação de Entidades Empresariais do RS (Federasul) e, recentemente, o doce de leite ficou entre os 10 alimentos premium do Rio Grande do Sul no Prêmio RS de Inovação e produtos premium do Estado.

O doce de leite é oferecido em embalagens de vidro, com 170 e 420 gramas. “O nosso produto leva o nome de Estrela e do Vale do Taquari para muitas regiões do Estado e até fora do país. Ele já foi para os Emirados Árabes, Canadá, Estados Unidos, Europa e Austrália”, relata Roberto Oliveira, que comanda o empreendimento ao lado da esposa, Eliana Beatriz Lenhard de Oliveira.

Oliveira detalha que por ser um produto premium, é muito diferente dos existentes no mercado, pois não tem conservantes, aditivos ou amido. “O nosso é bem caseiro. A produção é toda na propriedade. Nós criamos as terneiras, temos as vacas, produzimos a própria silagem, tratamos os animais, tiramos o leite e produzimos o leite tipo A e o doce de leite tipo A”, detalha. “A história da nossa propriedade vem desde 1971, quando o sogro e a sogra começaram as atividades com uma vaca de leite. Em 1996, passaram a entregar leite de porta em porta e foram crescendo”, conta o genro.

Em 2007, Oliveira e Eliana formalizaram a agroindústria com leite tipo B e em 2019 partiram para a certificação do leite tipo A. No ano passado, por causa da pandemia, o casal se reinventou e começou a produção de doce de leite. “Pegamos uma receita bem caseira e conseguimos fazer um produto diferenciado, que foi lançado na Estrela Multifeira, em outubro”, comenta.

Foto: Divulgação

A produção é pequena e bem artesanal e por isso está disponível em algumas casas comerciais da região, mas a prioridade da agroindústria são as feiras. “Sabemos que temos que aumentar a produção porque as pessoas estão pedindo onde comprar. Nossa ideia era produzir apenas com um tacho de 50 litros de leite, mas devido à procura, vamos aumentar em cinco vezes e chegaremos a usar 250 litros de leite. Além disso, estamos vendo um e-commerce para vender de forma on-line, através da Fetag, que é o site da Cotefy, na área da Agricultura Familiar”, detalha.

Saiba mais

O Leite tipo A é a classificação dada ao mais alto grau de pureza. A produção é orientada por rigorosas normas e padrões, que abrangem a alimentação e alojamento do rebanho, as instalações do laticínio, os controles ambientais, as condições de higiene na ordenha e no local de pasteurização e envase. O leite tipo A é um alimento premium, produzido sem nenhuma interferência manual e sem contato com o ambiente.

Texto: Elisangela Favaretto

1 comentário

  1. Parabéns pela criatividade, admiro muito quem sabe se reinventar,este doce deve ser uma delícia!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui