Agroindústria familiar de queijos integrará Feira do Produtor de Lajeado

“Estreia” está marcada para sexta-feira (30)


0
Foto: Divulgação

Está marcada para sexta-feira (30), a “estreia” da agroindústria da família Jacobs, de Teutônia, que comercializará diversos tipos de queijos coloniais na Feira do Produtor de Lajeado – que ocorre nas terças e sextas-feiras no turno da tarde e nos sábados pela manhã, na esquina das ruas Santos Filho e João Abott, junto ao Parque Professor Theobaldo Dick. Com o nome fantasia de Dorf Produtos Lácteos Artesanais, o empreendimento se junta a outras dez famílias de agricultores que, no local, comercializam produtos diversos, como, frutas, hortaliças, panificados, derivados de carne suína, ovos, geleias, conservas, aipim descascado e mel, entre outros.

Para a extensionista da Emater/RS-Ascar Andreia Binz Tonin, esta será uma oportunidade para que os consumidores possam adquirir mais este produto diferenciado diretamente do produtor. “É uma forma de encurtar a cadeia de comercialização, promovendo a geração de renda aos agricultores familiares envolvidos, bem como a agregação de valor aos produtos”, salienta. Para Andreia, as feiras são ainda ambientes que oportunizam a criação de vínculos diretos, que abastecem a população urbana com alimentos frescos e que estão consolidados como espaços de socialização.

Criada em 1983, a Feira do Produtor de Lajeado iniciou com seis famílias que comercializavam frutas e hortaliças na Praça Mário Lampert. Já a Associação dos Feirantes viria a ser criada em 1988. A transferência para o atual endereço ocorreria somente em 2006, com o avanço da urbanização possibilitando a entrada de produtores de outros municípios da região, casos de Estrela e Pouso Novo. A Emater/RS-Ascar, que atua em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado, apoia os feirantes em todas as etapas. AI/RC

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui