Agroindústrias expõem potencialidades do Vale do Taquari na Expodireto, em Não Me Toque

Reportagem da Rádio Independente acompanha trabalho de produtores da região; turismo rural é destaque na feira


0
Movimentação nos estandes da Expodireto nesta quarta-feira (Foto: Alício de Assunção)

A Expodireto Cotrijal em sua 22ª edição é uma das maiores feiras do agronegócio internacional. Focada em tecnologia e negócios, contribui de forma decisiva para o desenvolvimento do setor como um todo. O principal objetivo é aproximar o produtor do conhecimento, das informações, da tecnologia consagrada e sacramentada nos órgãos de pesquisa ou nas empresas privadas, de ótimas oportunidades de negócios e também de importantes debates ligados ao meio rural.

Diversas agroindústrias do Vale do Taquari estão na Expodireto. Entre elas, a Alma de Gato, Sucos Frozza e Agroindústrias Sleiffer – as três são de Encantado. Segundo os produtores, as vendas estão muito boas e destacam que a feira é uma vitrine de fora da região.

A Emater tem um espaço para o turismo rural. De acordo com a extensionista Elaine Pereira, as propriedades rurais em todo o interior do Estado se organizam para receber turistas.

Os benefícios da feira vão da informação assimilada em uma conversa informal entre o pesquisador e o produtor rural, até palestras com foco específico, passando por demonstração estática e dinâmica de produtos e serviços. Tudo está disponível para ser conhecido, avaliado e adotado. A ampla programação encurta caminhos entre as fontes geradoras de tecnologia e o produtor rural.


 

ouça as entrevistas


 

A presença de instituições financeiras possibilita o acesso dos produtores rurais a linhas de crédito de órgãos oficiais ou empresas privadas. O parque onde acontece a feira conta com 84 hectares de infraestrutura completa, proporcionando aos expositores oportunidades de negócios e lançamento de novos produtos e equipamentos para pequenas, médias e grandes propriedades. E a entrada é gratuita.

Além dos espaços para exposição de maquinário para todos os tipos e tamanhos de propriedades, produzidos também por empresas aqui do Estado, a Emater/RS apresenta 16 espaços temáticos, com ênfase para o turismo rural, capacitações e conhecimento.

Realizada desde o ano 2000, a Expodireto Cotrijal atrai visitantes de mais de 70 países. São 260 mil pessoas que passam pelo parque em cinco dias, ávidas por ver o que os cerca de 573 expositores oferecem, nas áreas de máquinas e equipamentos agrícolas, produção vegetal, produção animal, agricultura familiar com 197 expositores, meio ambiente, pesquisa e serviços voltados ao campo.

Previsão de comercialização de negócios até sexta-feira, último dia da feira, é de passar muito além de R$ 2,6 bilhão, número oficial da edição de 2020. AI/AA

Alício registra entrada na feira

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui