Agrotóxico arma de Guerra e Terrorismo


0
Foto: Divulgação

 

Tanto na “I Guerra Mundial” (1914-1918) quanto na “II Guerra Mundial” (1939-1945) princípios químicos dos agrotóxicos, mas não conhecidos assim naquelas épocas, foram utilizados como arma química. Terminada a guerra as fabricas dos produtos foram adaptadas para o uso na agricultura dos EUA e Europa. Eram “remédios” e ou “venenos” par combater as pragas.

Utilizaram ainda Cianeto, Arsênico, Estricnina, gases Cloro, Sarin, Soman, Tabun, Mostarda (mais violento produzido em 1822 na Inglaterra) e outros. Nas câmaras de gás usadas pelo nazistas o produto Zyklon B era o mais utilizado.

Todos considerados armas de destruição em massa. E só escapavam pessoas que tivessem muito próximo da atropina para ser aplicada. Matava ou deixava com sequelas severas.

O primeiro ataque com arma química aconteceu na Bélgica (Ypres) quando a Alemanha lançou gás cloro sobre as tropas francesas e argelinas em 1915 na primeira grande guerra. Morreram cerca de 5000 e feriram mais de 10000 soldados.

Talvez o mais conhecido entre nós fosse o DDT usado para matar piolhos nas trincheiras e mosquitos causadores da malária e tifo, depois foi utilizado na agricultura e se espalhou mundo afora.

No Vietnã entre 1964 e 1975 usaram o herbicida “agente laranja” (2,4D e ou 2, 4, 5, T) que resultavam em Dioxina cancerígena.

Era largado pelos aviões sobre a mata para desfolhar permitindo localizar as tropas em deslocamento. Tendo sido lançado mais de 45,6 milhões de litros naquela região.

Também foi muito utilizada à mistura de gasolina e resinas que pegavam fogo chegando a 1000°C queimando tudo, as famosas bombas Napalm.

Em 1993 na Convenção sobre armas químicas das Nações Unidas foi assinada por 162 países a proibição da produção e armazenamento de armas químicas inclusive o gás Sarin. E a destruição dos estoques deveria acontecer até abril de 2007.

Este gás foi fabricado na Alemanha em 1938 e usado pelos nazistas na guerra. Ele evapora e mata por asfixia e é um líquido que não tem cheiro, cor e gosto. Ele é um organofosforado neurotóxico.

Apesar disto o gás Sarin foi utilizado ainda varias vezes. No Japão em1994 Matsumoto uma seita religiosa matou 7 e feriu 200 pessoas em um atentado. Em 1965 no metro de Tóquio foi novamente usado por grupos terroristas por sorte erraram a dosagem e só morreram 4 e feriram gravemente 50.

Saddam Hussein em 1988 usou como arma química gases mostarda e Sarin contra os Curdos matando mais de 5000 e um grande número de feridos. Em 2004 insurgentes iraquianos usaram cápsulas com gás Sarin contra tropas americanas no Iraque.

Na guerra civil da Síria em 2013 usaram novamente o gás matando mais de 1700 pessoas. Agora em 2017 novamente foi usado o Sarin matando cerca de 100 pessoas e ferindo mais de 400.

Este produto é um agente nervoso que interrompe o funcionamento dos músculos e glândulas. A vitima fica muito esgotada exausta e não consegue respirar. Mata asfixiando. Pode ser usado pelo ar, como vapor, ou contaminar alimentos e água. È absorvido pelo corpo por inalação, ingestão ou contato com a pele e os olhos.

Estes são parte dos casos em que algum tipo de agrotóxico foi utilizado como arma de guerra ou terrorismo.

Preocupa-me o descaso que alguns produtores e comerciantes lidam com os agrotóxicos. Piores aqueles que contrabandeiam agrotóxicos e nem sabem o que estão trazendo e que mistura tem ali dentro.

Muitas vezes escrito em inglês ou chinês sem a mínima garantia para sua saúde e dos outros, sem falar nos risco com o meio ambiente. Isto é crime e vai responder por isto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui