Alegria de alunos e professores marca retomada das aulas presencias em Lajeado

A partir desta segunda-feira, estudantes da rede municipal voltam para a sala de aula; ensino remoto segue como opção


0
Foto: Luís Fernando Wagner

A segunda-feira, 28 de junho, marca a retomada da rotina escolar no município de Lajeado. Após mais de um ano de restrições em função da pandemia do novo coronavírus, a volta das atividades presencias nesta manhã, foi motivo de alegria para alunos e professores. “Estávamos bem apreensivos com o retorno, na semana passada. Realocamos algumas turmas para poder acomodar a todos com segurança. Que tenhamos um retorno bem satisfatório. Estamos bem felizes com a volta e a quantidade de alunos que estão retornando. É de extrema importância que eles estejam aqui, pois é onde os professores estão presentes para dar explicações e fazer correções, coisa que infelizmente não têm em casa. Nada com os alunos estarem aqui, junto com professores e colegas”, comemora a diretora da Escola Municipal de Educação Fundamental Dom Pedro I, do Bairro Jardim do Cedro – maior educandário municipal de Lajeado, com 708 alunos- Márcia Lenise Verruck Gauer. Na escola Dom Pedro I, de acordo com a direção, 30 pais decidiram por manter os filhos em casa e recebendo o conteúdo curricular pela modalidade do ensino remoto.


ouça a reportagem 

 


 

A felicidade dos docentes se reflete entre os alunos. “Estou muito feliz por poder voltar às aulas em sala. Estudava em casa pelas plataformas, e as vezes, buscava trabalhos na escola. Mas em casa,não tem muita explicação, como temos na escola., que é bem melhor Agora que voltamos, vou tentar aproveitar as aulas ao máximo”, pondera o estudante do 9º ano, Ângelo Luiz Brigo (15).

Cronograma da retomada das atividades presenciais no ensino infantil

Crianças de 1 e 2 anos retornam às Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) de Lajeado. A partir desta segunda-feira também será ampliado o horário de atendimento das turmas de 3 e 4 anos. Os alunos das turmas A e B (1 e 2 anos) começarão, neste início de retomada das aulas, a ser atendidos presencialmente em turno único pela manhã, das 6h30 às 12h. Já nas turmas de C e D (3 e 4 anos), o horário de atendimento será ampliado, e os alunos serão atendidos em turno integral, das 6h30 às 17h. As turmas E (5 anos) continuarão sendo atendidas da mesma maneira, em meio turno manhã ou tarde.

Neste momento, o horário de atendimento do turno integral será reduzido, com o encerramento às 17h, devido à necessidade de higienização das escolas, que ocorrerá todos os dias depois das 17h. A ampliação do turno integral para as turmas C e D ocorreu em razão de as crianças de 3 e 4 anos já estarem habituadas com as novas regras do ambiente escolar, como distanciamento e uso de máscaras. “Ainda não estamos atendendo berçário. Nós queremos fazer este retorno e ampliar o atendimento para 3 e 4 anos, só depois avaliarmos como se dará o retorno a partir de hoje. Atividade escolares de contra-turno e tempo integral também vão voltar após esta avaliação. Em breve, chamaremos os diretores para uma reunião, a fim de saber exatamente como está sendo este movimento”, esclarece a secretária municipal de Educação de Lajeado, Vera Plein.

Volta das aulas no ensino fundamental

Já nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), os alunos das turmas da pré-escola ao 9° ano serão atendidos diariamente em turno de quatro horas, ou seja, o atendimento não será mais no formato híbrido. A participação presencial em sala de aula não é obrigatória. Pais ou responsáveis que decidirem por não enviar os filhos à escola, podem optar pelo ensino remoto. No turno inverso do ensino regular, os alunos poderão voltar a frequentar os Projetos Vida a partir desta segunda-feira também.

Rede municipal de ensino de Lajeado

A rede municipal de ensino de Lajeado conta com 9,6 mil alunos. São mais de 1,2 mil professores, que lecionam em 24 escolas de ensino infantil e 18 de ensino fundamental, além de seis Projetos Vida.

Veja relatos do retorno

Vídeos: Luís Fernando Wagner

Texto: Luís Fernando Wagner
noticias@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui