Alerta: calor raramente sentido com recordes históricos é previsto para o fim de semana

Onda de calor completa dez dias e chega ao ápice nas próximas horas no Estado 


0
Foto: Freepik / Ilustrativa

A onda de calor que não era sentida há décadas chega ao 10º dia com marcas históricas, agrava a situação da estiagem no Rio Grande do Sul e tem novo alerta. De acordo com a MetSul Meteorologia, é previsto um calor excepcional nos municípios gaúchos nos próximos dias, com a intensificação de uma massa de ar extremamente quente e persistente sobre o estado.

Conforme a MetSul, o recorde oficial de maior temperatura já registrada no RS pode ser ameaçado. A marca é de 42,6ºC, observada em Alegrete em 19/1/1917 e em Jaguarão, em 01/01/1943.

No Vale do Taquari, a cidade de Teutônia registou 41,7°C no último domingo (16). Foi a marca mais elevada desde 1998, de acordo com a estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada na granja do Colégio Teutônia, no Bairro Teutônia. Já em Lajeado fez 42,4ºC, a maior temperatura desde 2003, quando começaram as medições na Univates.

As máximas previstas para esta sexta-feira (21) e o fim de semana vão ficar cerca de 10ºC ou mais, acima das médias máximas históricas do mês de janeiro. “A temperatura em algumas cidades deve atingir valores que as pessoas jamais experimentaram em suas vidas pela excepcionalidade do calor previsto, que trará máximas sem precedentes em várias décadas e talvez até em um século”, adverte Estael Sias, meteorologista da MetSul.

Em Lajeado, as máximas devem ficar ao redor de 43ºC nesta sexta (21), 45ºC no sábado (22), 46ºC no domingo (23) e 44ºC segunda-feira (24).

O calor deve ceder em quase todo o Rio Grande do Sul na segunda metade da próxima semana. Os dados apontam a possibilidade de, na quarta-feira (26), uma frente fria avançar pelo território gaúcho com chuva e temporais, rompendo com o bloqueio atmosférico da onda de calor e trazendo o tão esperado alívio.

A sinalização é para alto risco de temporais isolados, de forte a severa intensidade, até o começo da próxima semana. São ocorrências muito pontuais, mas que podem trazer estragos e transtornos por chuva excessiva em curto período, intensos vendavais e queda de granizo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui