ALERTA: chuva forte e temporais por todo RS nesta sexta-feira

Homem morre no interior gaúcho após ser atingido por um raio enquanto usava o celular.


0
Foto: Rodrigo Gallas

Chove sem parar no Rio Grande do Sul desde a noite da quarta-feira(20). Nas cidades do Vale do Taquari, a chuva chegou durante a quinta-feira (21) e não vai parar nas próximas horas. Segundo colaboradores do Grupo Independente espalhados pela Região, até a manhã de hoje os acumulados já passam de 70mm.

A MetSul Meteorologia afirma que a chuva no Rio Grande do Sul será extremamente significativa, com o maior volume deste ano até agora no Estado. Aliás, todo o Sul do Brasil será afetado por um episódio de forte instabilidade associado à passagem de uma frente fria e a um centro de baixa pressão. Esses dois sistemas meteorológicos serão responsáveis por trazer temporais isolados e volumes muito altos de chuva em diversas localidades, com potencial de transtornos. O maior volume de chuva deve ser registrado em Porto Alegre e área metropolitana, com marcas acima da média histórica de precipitação do mês.

Alerta

Os mapas de diferentes modelos numéricos seguem mostrando que a chuva até domingo (24) representa um expressivo alívio da estiagem em muitas áreas. Porém, alerta-se para a possibilidade de alagamentos em áreas urbanas e rurais. Segundo a MetSul Meteorologia, é alto o risco de quedas de barreiras e deslizamentos de terra, uma vez que a chuva deve ser muito volumosa nos vales e na Serra. Córregos e arroios têm alto risco de transbordamento nas cidades com mais chuva e, mesmo com estiagem, alguns rios poderão subir demasiadamente e apresentar cheia.

Foto: Divulgação / MetSul Meteorologia

No site da Defesa Civil do RS, o alerta se dá para as 24 horas desta sexta-feira (21). Segundo o órgão, a instabilidade do tempo aumenta e as condições meteorológicas estão propícias para chuvas intensas, com risco de temporais, raios, ventos e granizo na área delimitada em vermelho no mapa.

Homem morre atingido por raio no interior gaúcho

Um homem morreu na manhã desta quinta-feira em Formigueiro, no Centro do Estado, após ser atingido por um raio enquanto usava o celular.

Segundo a Polícia Civil a vítima, de 53 anos, estava dentro de sua residência, na localidade de Colônia da Aroeira, utilizando o aparelho de telefone celular conectado na tomada, carregando a bateria. Chovia no momento do fato. Um raio atingiu a casa e a vítima sofreu uma descarga elétrica. As informações são da Rádio Integração.

Fonte: MetSul/Defesa Civil RS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui