Alerta: ciclone raro alcança o Rio Grande do Sul com vento extremamente forte e alto risco de danos

A massa de ar frio avança com geada no próximo fim de semana


0
Imagem do ciclone proximo à costa brasileira (Foto: MetSul)

A semana reserva dois alertas no clima para os gaúchos, o primeiro se refere a massa de ar frio de forte intensidade, o segundo fala sobre um poderoso ciclone na costa do Sul do Brasil. O ciclone é que vai impulsionar o ar mais gelado pelo interior do continente, trazendo temperatura abaixo do normal em vários estados com frio atípico para maio.

Entre hoje (17), e a quarta-feira (18), o Rio Grande do Sul será o estado mais afetado com rajadas fortes de vento. Por conta da ventania a sensação térmica fica mais baixa. O Leste e o Sul do estado serão as regiões mais castigadas pelo ciclone com vento, em média, de 80 km/h a 100 km/h. Especialmente no Litoral Sul e na área da Lagoa dos Patos os impactos do vento intenso serão maiores.

Frio

As informações meteorológicas dão conta de muito frio nos próximos dias, as mínimas não devem ser muito baixas devido às nuvens da circulação ciclônica. O destaque do frio fica para as máximas, serão baixas com tardes geladas. Alguns pontos das regiões serranas, por exemplo, podem ficar 72 horas seguidas com marcas abaixo de 10ºC.

No próximo fim de semana, quando a circulação de umidade cessar e o tempo ficar mais aberto e com ar seco é que vai esfriar de fato. O sábado (21), pode amanhecer com marcas de 5ºC ou na Grande Porto Alegre e Vales.

Fonte: MetSul/Inmet

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui