Alunos brasileiros criam robô-cuidador doméstico e vencem mundial de robótica

O evento ocorreu neste mês em Bangkok, na Tailândia


0
Foto: Divulgação

Um time de estudantes universitários brasileiros, levou o primeiro lugar no mundial de robótica com uma ideia muito bacana: eles criaram um robô-cuidador doméstico!

A “Hera”, como é chamada, tem inteligência artificial programada para realizar atividades domésticas como: organizar prateleiras, registrar preferências, certificar se os moradores beberam água e até chamar por auxílio médico em caso de necessidade. Tudo isso sem qualquer influência de radiocontrole humano.

O evento foi este mês em Bangkok, na Tailândia, e recebeu aproximadamente 3 mil participantes de 45 países diferentes. Foram quatro dias de prova e a equipe brasileira se destacou na categoria “At Home”, que traz ideias para o conforto de pessoas em casa.

Projeto muito bem planejado:

O time vencedor é composto por cinco alunos e um professor. A Hera foi desenvolvida primeiro em 2015 e, desde então, vem sofrendo diversas melhorias.

Os alunos afinaram todas as funcionalidades do robô, seguindo os pré-requisitos de cada edição do mundial de robótica dos últimos anos.

Apesar das inúmeras tarefas que Hera pode realizar, o robô ainda não é capaz de fazer faxina, porque só interage com objetos de altura a partir de 30 cm.

Mas o diferencial do robô este ano foi a leitura de visão computacional e de inteligência artificial integradas à manipulação de hardware. Essa invenção reduziu a possibilidade de erros e permitiu o registro das preferências do usuário.

Diferentemente dos outros participantes, a equipe brasileira realizou a montagem da máquina no local. Geralmente, os dispositivos são levados já montados, em container.

Foram utilizadas cinco malas de viagem, recheadas com peças, papéis e plástico-bolha. E eles conseguiram trazer o prêmio para o Brasil!

Fonte: Só Notícia Boa / Com informações de Olhar Digital

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui