Alunos da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental retomam aulas presenciais nesta quinta-feira em Arroio do Meio

O cronograma de retorno começou pelos alunos dos anos finais dos Ensinos Fundamental e Médio no dia 28 de outubro.


0
Em outros municípios, como Santa Clara do Sul, alunos dos anos inicias já retornaram às aulas na rede municipal (Foto: Gabriela Hautrive)

O município de Arroio do Meio fará a retomada das aulas presenciais para alunos da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental nesta quinta-feira (12). Na cidade não há rede privada, todos os estudantes pertencem a rede pública de ensino municipal. O cronograma de retorno começou pelos alunos dos anos finais dos Ensinos Fundamental e Médio no dia 28 de outubro.

Assim como em outros municípios do Vale do Taquari, o retorno das aulas presenciais não é obrigatório. Conforme a Secretaria de Educação de Arroio do Meio, as famílias podem optar em permanecer com atividades pedagógicas não presenciais.

O município está seguindo os protocolos previstos na Portaria Conjunta n° 001/2020 da Secretaria de Saúde e de Educação do Estado e do Decreto Estadual nº 55.465, de 5 de setembro de 2020, que estabelece o “novo normal” a ser observado no retorno às aulas presenciais. Entre as adaptações, a família terá que assinar o termo de corresponsabilidade e os alunos terão a temperatura aferida na entrada da escola – no máximo 37.8ºC para poder permanecer na escola e participar das atividades.

O retorno depende do sistema de bandeiras. O município só poderá promover atividades presenciais se estiver em bandeira amarela ou laranja, há pelo menos duas semanas. Os espaços foram adaptados para acolher alunos, professores, colaboradores e famílias dentro dos protocolos de segurança. Além disso, as equipes foram capacitadas para desenvolver as atividades de forma segura.

Carga horária e atendimento

– 4 horas por turno de atendimento na Educação Infantil – Etapa Creche*

– Para oportunizar 100% de atendimento, garantindo que todos os alunos matriculados na Etapa Creche possam ser atendidos, respeitando o distanciamento social de 1,5 metro por criança e as necessidades de higienizar todos os ambientes da escola a cada troca de turno, o atendimento será ofertado em dois turnos de 4h.

– Dessa forma, cada família terá garantido o atendimento de quatro horas diárias. O atendimento será no turno da manhã ou da tarde, conforme organização de cada instituição.

– 3 horas de aula presencial para os alunos da Educação Infantil/Anos Iniciais ao 9º ano do Ensino Fundamental*

– Na semana em que o aluno não estiver escalonado para ir à escola, realizará as atividades escolares em casa. O ensino será híbrido: uma semana na escola e na outra continuará realizando as atividades em casa.

– Para oportunizar 100% de atendimento, garantindo que todos os alunos matriculados na Rede Municipal possam ser atendidos, respeitando o distanciamento social de 1,5 metro por aluno e as necessidades de higienizar todos os ambientes da escola e dos veículos do Transporte Escolar a cada troca de turno, as escolas organizarão um escalonamento semanal – 50% dos alunos da turma em cada semana.

Texto: Gabriela Hautrive
producao@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui