Alunos da Emei Cantinho Mágico participam de plantio do Lajeado Mais Verde no ginásio do Bairro Santo Antônio

As mudas plantadas são nativas das espécies de ipê-roxo, cerejeira, sete-capotes, uvaia e olho-de-pomba


0
Foto: Prefeitura de Lajeado / Divulgação

Um projeto relacionado ao meio ambiente realizado em sala de aula da Escola Municipal Educação Infantil (Emei) Cantinho Mágico, do Bairro Santo Antônio, se expandiu para fora dos muros da escola. Nesta sexta-feira (19), os alunos da turma E da Emei auxiliaram no plantio de mudas de árvores ao redor do ginásio do bairro. O plantio integra o Lajeado Mais Verde, projeto da Prefeitura de Lajeado, realizado pela Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema) e Secretaria de Obras e Serviços Públicos.

A professora Denise Couto explicou que o plantio foi planejado para integrar o projeto maior realizado com a turma E, intitulado “Vivências com a Natureza”, que tem como objetivo estimular nas crianças o cuidado com a natureza, bem como mostrar a importância dela. Dentro da sala de aula, os alunos já plantaram mudas de physalis e ervas para sentirem os diferentes aromas das plantas.

Além disso, os pequenos coletaram elementos da natureza, como folhas e gravetos, e criaram dois quadros, agora expostos nos corredores da escola.

Foto: Prefeitura de Lajeado / Divulgação

Com a intenção de expandir o projeto, a escola, com o auxílio da Sema, realizou o plantio no entorno do ginásio, próximo à pista atlética. As mudas plantadas são nativas das espécies de ipê-roxo, cerejeira, sete-capotes, uvaia e olho-de-pomba. “Eles utilizam muito esse espaço fora do horário escolar e verão as árvores crescerem junto com eles. Este projeto trabalha também toda a sensibilidade dos alunos, que entendem a importância disso. É nas crianças que se planta essa sementinha de amor e cuidado pela natureza”, disse a professora Denise.

Foto: Prefeitura de Lajeado / Divulgação

Todos os dias, a caminho da escola, o pequeno Edward Gabriel Moraes Matana, 6 anos, coleta algum elemento da natureza para presentear as professoras. Sensível com a pauta, ele, junto com outros colegas, arregaçou as mangas da camiseta e ajudou a plantar a primeira muda nesta sexta-feira.

“Nós colocamos terra porque tem que deixar a árvore bem apertada para não cair e quebrar. Eu adoro a natureza e gosto de vir aqui no campinho. Eu acho que vou cuidar da plantinha até quando eu for grande. Ela vai nos dar sombra para fazer um piquenique”, disse Edward.

A Emei também fez um convite para as famílias dos alunos para que participassem do projeto plantando uma muda de árvore em suas casas. Para isso, a Sema disponibilizou mudas, que serão entregues aos pais que se interessaram. Outras também serão plantadas na calçada de passeio e na parte interna do educandário. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui