Alunos e professores tentam amenizar saudade através de um drive thru, em Lajeado

Escola Amiguinhos do Jardim realiza ação na manhã deste sábado (4). Momento contará com personagens e cartazes para conscientização ao uso de máscaras.


0
Ação também visa conscientizar a comunidade escolar sobre o uso de máscaras (Foto: GabrielaHautrive)

Não é fácil para nenhum professor e equipe diretiva de uma escola ver o educandário vazio, sem crianças brincando no pátio ou adquirindo conhecimento em sala de aula. Assim como também não é tarefa fácil, para pais e alunos, ficar tanto tempo longe das escolas. Mas neste momento de pandemia essa é a realidade, não só na região do Vale do Taquari, como em todo o país. Com objetivo de tentar amenizar um pouco essa saudade entre os alunos e professores, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Amiguinhos do Jardim, localizada no Bairro Jardim do Cedro, em Lajeado, resolveu propor um drive thru.


ouça a reportagem

 


 

Ação acontece na manhã deste sábado (4), a partir das 9h30, com o tema “O reencontro é a melhor parte da saudade”, como explica a diretora da escola, Alessandra Cereza. “Percebemos que as crianças sentem muita saudade da escola, os professores também e além disso, conscientizar a comunidade sobre a importância do uso da máscara, que não é momento de desistirmos, mas sim cada um seguir fazendo sua parte”.

O educandário conta com cerca de 180 alunos e todas as famílias foram convidadas a participar do momento. Convites foram feitos através de grupos de WhatsApp. “As devolutivas estão bem legais, acreditamos que terá uma participação”. Professores e funcionários da escola também participarão da proposta. “Quem se prontificou a vir, pedimos para que usem máscaras, vamos manter todos os cuidados necessários”.

Escola está com pátio arrumado esperando o retorno das crianças após a pandemia (Foto: GabrielaHautrive)

Segundo a diretora, a iniciativa deste sábado será uma forma de tentar suprir a lacuna diária que a ausência dos alunos gera na escola. “Inclusive vamos entregar umas sementinhas de girassol que simbolizam a nossa vontade de vida, de estar de volta e também representa a energia e a luz”, entende Alessandra. O mesmo sentimento também é relatado pelo zelador da escola, Marciano Tessmann. Sempre no pátio com as crianças, ele vive um momento bem diferente em sua rotina, sem a companhia diária dos alunos.

Marcação na calçada visa o distanciamento adequado entre os professores (Foto: GabrielaHautrive)

“Eu sou o primeiro a chegar e o último a sair, junto com a diretora, e a gente sente muita saudade deles. Saudade de ver aqueles olhinhos brilhando, o sorriso, a saudade na segunda-feira ou após os feriados. Quando eles passam na frente da escola sempre buzinam para nós. Ficamos tristes, mas ao mesmo tempo felizes por sabermos que eles estão bem”, relata o zelador.

Como vai funcionar a ação

Ação acontecerá em frente a escola no Bairro Jardim do Cedro (Foto: GabrielaHautrive)

O zelador foi responsável por manter o distanciamento social entre os professores e organizar a dinâmica da ação durante o drive thru. Nesta sexta-feira (3), Marciano Tessmann marcou a calçada, em frente a escola, com espaço de 1,50 metro entre cada pessoa. “Vai ser colocada também uma faixa para que não se tenha contato com os alunos, para que somente possamos nos olharmos e matarmos a saudade”.

As crianças receberão um mimo surpresa e uma mensagem de otimismo. Também haverá a presença do personagem mickey e um palhaço. “Vai ter música, bonecos, balhões, tudo com muita alegria para receber os alunos. Vamos estar usando máscaras e também vamos distribuir elas para quem passar ali na frente”, relata. Ação está prevista para acontecer entre às 9h30 e 11h deste sábado (4) em frente a escola na Rua João Fernando Schneider, 438 , no Jardim do Cedro, em Lajeado. Um ato semelhante, com realização de drive thru, também foi feito na escola Entre Amiguinhos, no Bairro São Cristóvão, em Lajeado.

Texto: Gabriela Hautrive
producao@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui