Alunos voltam a ter aula 100% presencial após quase um ano e seis meses

Em Arroio do Meio, 90% dos 366 estudantes retornaram para a EMEF Bela Vista


0
Foto: Artur Dullius

Depois de quase um ano e seis meses, diversas escolas da região retomaram as aulas de forma 100% presencial na manhã desta segunda-feira (2). Ou seja, crianças e adolescentes voltaram a frequentar as salas de aula sem o sistema de escalonamento. Em Arroio do Meio, 2.200 alunos retornaram às atividades. Eles estão matriculados em 13 escolas municipais de Ensino Fundamental e nove de Educação Infantil.


ouça a reportagem


 

A EMEF Bela Vista, uma das maiores da cidade, atende 366 estudantes da Educação Infantil até o 9º ano. Para a diretora, Naiara Regina Tres, este é um recomeço diferente. “Além de dar as boas-vindas para aqueles que voltaram, é um momento de reforçar a importância do espaço da escola e da alegria de estar voltando, após ficarmos desde março de 2020 fora deste ambiente”, comemora.

Diretora, Naiara Regina Tres (Foto: Artur Dullius)

De acordo com a diretora, o retorno presencial ainda não é obrigatório. Ela lembra que a escola tinha um número significativo de alunos com atividades remotas e acredita que 90% dos estudantes tenham voltado de forma presencial. “Nós reconhecemos a importância deste retorno para eles. Depois de tanto tampo, a pandemia ainda não foi embora, mas é importante que, dentro do possível, os alunos voltem a frequentar o ambiente escolar. Mas, se a família ainda tiver algum contraponto, ou necessidade diferenciada, pode sim se fazer a opção pelo estudo em casa”, explica.

Entre as novidades, está a possibilidade dos estudantes dividirem um ambiente comum no pátio da escola pelo período de 10 minutos. No entanto, a circulação das salas de aula permanece mantida de forma natural, com janelas e portas abertas, e os bebedouros continuam isolados. “Mantivemos as preocupações com os protocolos sanitários descritos nos planos de contingência. O que focamos no momento, que é muito importante, é a questão da higienização constante das mãos e dos calçados com o álcool em gel, o distanciamento e o uso obrigatório da máscara em todos os momentos”, conclui.

Estrela

Em Estrela, as aulas na rede municipal de ensino retornaram em tempo integral nesta segunda (2). Foram recebidos cerca de 1,4 mil bebês e crianças de 0 a 5 anos. Com isso, chegou ao fim o escalonamento adotado em razão da pandemia. O sistema que retornou é o mesmo adotado antes da pandemia, quando a criança chega pela manhã e só retorna para casa ao fim da tarde/início da noite, realizando seis refeições diárias no educandário.

Mato Leitão

A rede municipal de ensino de Mato Leitão, no Vale do Rio Pardo, também retomou as atividades 100% presenciais para estudantes do Ensino Fundamental. Ao todo, 327 crianças voltaram para o ambiente escolar. Elas estão matriculadas nos educandários Ireno Bohn e Santo Antônio de Pádua, da Vila Santo Antônio.

Texto: Artur Dullius
reporter@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui