Alunos voltam às aulas nas Escolas Municipais de Educação Infantil de Lajeado

Cerca de 2,1 mil estudantes retornaram às atividades nesta segunda feira(8).


0

Os alunos das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) de Lajeado retornaram às aulas nesta segunda-feira(8). No total, 1.183 alunos da rede municipal retornaram às aulas. O atendimento nas escolas está sendo realizado em turno único de cinco horas, manhã ou tarde, para os alunos de cinco, quatro, três e dois anos.

Para a volta às aulas, cada escola organizou, em conjunto com a Secretaria de Educação (SED), o plano de retomada, com as especificações de alunos, turmas e medidas de higiene que estão sendo adotadas.

Na Emei Cantinho da Alegria, do bairro Universitário, vários adesivos, imagens e cartazes ilustravam as medidas para o retorno seguro das crianças. Segundo a diretora da EMEI, Denise Weizenmann Bruxel, os alunos se adaptaram aos novos padrões de ensino. “Nós fizemos sinalizações que indicam a entrada e a saída da escola, colocamos adesivos de pés simulando onde as crianças devem se parar na fila e também sempre reforçamos o uso do álcool em gel. As crianças adoram, porque com essas explicações eles entendem e conseguem seguir tranquilamente com as regras. Por isso, com a ajuda dos pais, o retorno está sendo muito tranquilo”, contou a diretora.

Foto-Maiara-Rovêa / Divulgação

Dentro da sala, os olhos da aluna Isabeli Lopes Luiz brilhavam. A aluna da Emei Cantinho da Alegria contou que estava ansiosa por conhecer a escola. “É a primeira vez que eu venho para essa escola e estou muito feliz de estar aqui”, contou a aluna de quatro anos. Ela apontou para um coração que estava desenhado na mão e explicou que era uma forma de amenizar a saudade dos pais enquanto esta na escola. “A mãe e o pai fizeram um coração em cada mão, daí quando tenho saudade olho pro coração e penso neles”, relatou a menina.

Foto-Maiara-Rovêa / Divulgação

Na Emei Fazendo Arte, do bairro Centro, o clima de retorno era o mesmo. Com o atendimento de uma única turma dividida em duas salas para seguir os protocolos de distanciamento, higienização dos espaços e horários diferenciados para frequentar o refeitório foram algumas das medidas adotadas pela escola para garantir a proteção dos alunos. Segundo a diretora da EMEI, Diana Machado, todo o retorno foi organizado e está ocorrendo de forma positiva. “Assim como a escola, as famílias estão seguindo todas as orientações e sendo muito atenciosas. É muito bom ver o retorno das crianças, porque elas estavam com saudade da escola e a escola estava precisando delas para ter vida” destacou a diretora.

Para a pequena Joana de Carvalho Silva, de quatro anos, voltar para escola é uma felicidade. “Eu estava com muita saudade de brincar no pátio, ver minhas amigas e professoras”, relatou a aluna da EMEI Fazendo Arte.

Foto-Maiara-Rovêa / Divulgação

Nas 24 Escolas de Educação Infantil do município, estão matriculados 2,4 mil alunos, dos quais 1.183 foram às escolas hoje. No Ensino Fundamental, cujas aulas começam dia 22/02, são 5,9 mil matriculados. AI/VM.


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui