Morre Oswaldo Carlos van Leeuwen, fundador do jornal O Informativo do Vale

Ele iria completar 91 anos no dia 23 e estava internado no Hospital Bruno Born (HBB) há 16 dias por complicações de saúde


0
Fundador do jornal O Informativo do Vale concedeu entrevista a Rádio Independente no dia 8 de maio de 2017 (Foto: Arquivo Rádio Independente / Kainan Oliveira)

Morreu nesta segunda-feira (19) o fundador e diretor do jornal O Informativo do Vale, Oswaldo Carlos van Leeuwen aos 90 anos. O empresário estava internado no Hospital Bruno Born (HBB) há 16 dias por complicações de saúde. Ele iria completar 91 anos na próxima sexta-feira (23). Oswaldo Carlos nasceu em 23 de abril de 1930, em São Francisco de Paula, filho de Henrique Guilherme van Leeuwen e Angelina Bragé van Leeuwen.

Fundador do diário e visionário da comunicação no Vale do Taquari e no Estado, ele deixa um grande legado. Além do impresso diário, o Sr. Oswaldo Carlos era um apaixonado pela televisão. Em 1995, ele colocou no ar TVE Lajeado, que retransmitia a programação da TVE do RS, mas também tinha programas produzidos de forma local. Antes de montar um estúdio na sede do Jornal O Informativo, as gravações eram feitas na garagem de sua residência no Bairro Jardim do Cedro. Foram oito anos no ar. Mais tarde, também criou a TV Informativo, sempre com o objetivo de dar visibilidade aos moradores de Lajeado e região.

Oswaldo Carlos na história da Rádio Independente

Oswaldo Carlos exerceu foi gerente da Rádio Independente no período de 1º de junho de 1961 até o final de 1962. Na segunda metade de 1962 ficou na gerência junto com Lauro Müller. Seguiu assessorando a emissora até o final do ano de 1964, sendo que o último registro da carteira de trabalho tem a data de 31/08/1964.

Abaixo, transcrição da entrevista para o livro dos 60 anos da rádio:

“Quando vim para cá, eu vim para cumprir com um dever e eu tinha muita amizade com o Seu Rui Azambuja, era muito amigo do Bruno, tinha um conhecimento bom porque a Alto Taquari vivia praticamente do faturamento de Lajeado (…) que ainda era uma cidade menor do que Estrela. Quando cheguei aqui, qual foi a minha intenção? Nós tínhamos algumas peças alugadas em cima da Associação Comercial. Eram umas peças alugadas aonde se trabalhava. Então eu reuni o pessoal, eu fui recebido no começo com muita desconfiança (…). Havia uma diferença muito grande entre Lajeado e Estrela naquele tempo. Hoje, graças a Deus isso está mais ou menos acabado. E eu comecei a discutir com eles o que nós poderíamos fazer. Nós poderíamos primeiro ter um bom relacionamento com o nosso pessoal. Que a rádio deixasse de ser a dona da verdade, mas que o interesse todo passasse a ser nosso ouvinte. O que era muito importante para nós não era termos uma rádio, o que era uma novidade naquele tempo. Era nós termos um compromisso com o ouvinte que gostaria de saber a verdade, o comerciante gostaria de ter boas vendas. E que nós tivéssemos esse bom relacionamento, o que se foi conseguindo aos poucos. Aos poucos nós fomos reformando. Dentro de poucos meses nós ocupamos toda a área superior lá da Associação Comercial e Industrial. Lá nos fizemos um estúdio bem moderno para fazer novelas, nós compramos equipamentos novos, nós criamos um auditório para fazer programas de auditório, que comumente lotava lá e dava dois a três auditórios por semana.

(…) E se fez uma grande modificação. Porque ela (a Rádio Independente) tinha locutores muito bons, e tinha bons profissionais, tinha técnico próprio (..). O comércio começou a aceitar, começou a gostar do que estava acontecendo.

Transferi ensinamentos que tinha de como se devia fazer rádio, a maneira de se conduzir com os ouvintes, sempre buscando a verdade, buscar sempre a congregação comunitária. A rádio devia ser uma prestadora de serviço para o comércio para a comunidade de Lajeado. Foi isso que eu fiz. E está aí o resultado que se teve!”

Atos fúnebres

O velório de “seu Oswaldo” ocorre das 11h às 16h30 nas capelas ecumênicas da Funerária Huwe, sala B, no Bairro Montanha, em Lajeado. Seu corpo será cremado nesta terça-feira (20), em São Leopoldo. CS/RC/RS

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui