Amvat cobrará maior fiscalização para evitar aglomerações

Região de Lajeado recebeu o segundo aviso do Sistema 3As e associação dos prefeitos terá assembleia nesta sexta


0
Prefeito de Santa Clara e presidente da Amvat, Paulo Kohlrausch (Foto: Gabriela Hautrive)

Depois de a região de Lajeado receber o segundo Aviso no Sistema 3As do Governo do Estado nesta quarta-feira (9) e ficar mais próxima de receber um Alerta, quando medidas mais restritivas são cobradas em relação à pandemia do coronavírus, a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) terá nova assembleia virtual na tarde desta sexta-feira (11). Conforme o prefeito de Santa Clara do Sul e presidente da Amvat, Paulo Kolhrausch, a região deverá apertar o cerco na fiscalização para evitar aglomerações e, consequentemente, a disseminação do coronavírus.


ouça a posição do presidente

 


Segundo Kolrausch, medidas já estão sendo tomadas, e o comitê técnico regional se reuniu na última semana, quando houve o primeiro Aviso pra região, e elaborou um cronograma de ações para ser colocado em prática a partir do recebimento de um Alerta. “Esse conjunto de ações será colocado para apreciação dos prefeitos na nossa assembleia da Amvat amanhã (sexta) às 15h. No entanto, mais do que ampliar restrições ou elaborar novos protocolos de cuidados, nós temos é que intensificar um pouco mais a fiscalização e fortalecer a ideia da conscientização pra evitar aglomerações”, enfatiza o prefeito.

Kohlrausch ressalta que é importante conter o avanço da pandemia para garantir que as questões que são essenciais para a região sigam, como é o caso da educação, das aulas presenciais e do comércio funcionando. “A responsabilidade é de todos. Nós estamos à frente pelo fato de sermos prefeitos, e por sermos presidente da Amvat, mas a responsabilidade é de todos nós”, cita.

Esportes coletivos

Depois de ter voltado a permitir a realização de esportes coletivos na região, a Amvat voltou atrás e, desde semana passada, tem recomendado que não sejam realizadas estas práticas. Todavia em vários municípios da região, essas atividades vem sendo praticadas. Em Lajeado, mesmo com a permissão da Amvat, por meio de decreto municipal, os jogos não foram permitidos após a última onda de casos.

Texto: Ricardo Sander
ricardosander@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui