Anápolis ganha maior pomar urbano com 6 mil árvores do Cerrado

A população poderá colher frutas como goiaba, caju, açaí, pitanga, pequi, cagaita, mangaba, uvaia e taperebá.

0
Foto: Divulgação

A cidade de Anápolis, em Goiás, contará com um imenso pomar urbano contendo 6 mil árvores do cerrado – 45 tipos diferentes. A plantação começou nó último sábado (11) com quase 500 mudas plantadas no Parque da Cidade – localizado na região Sul de Anápolis. A população poderá colher frutas como goiaba, caju, açaí, pitanga, pequi, cagaita, mangaba, uvaia e taperebá.

A primeira etapa do pomar urbano – que será concluído até o fim desse período de chuva – prevê a presença de 3 mil mudas plantadas. A segunda etapa, prevista para o segundo semestre, quando reiniciam as chuvas – serão plantadas outras 3 mil mudas.

“No total, vamos plantar 6 mil árvores e será o maior pomar público do País de bioma Cerrado”, explica o diretor de Recursos Hídricos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano, Antônio El Zayek.

Abelhas

A ideia surgiu para atrair insetos polinizadores. “As abelhas estão desaparecendo e essa é uma forma de atraí-las. Além do mais, pensamos também numa forma de fazer um resgate cultural com a população, já que muitos nem conhecem determinadas frutas”, diz.
As mudas vem dos viveiros municipais, plantadas com o Grupo de Proteção Ambiental (GPA).

Essa mesma ação se repetirá nos próximos finais de semana. Um dos maiores desafios desse tipo de projeto, o custo de manutenção, será bastante reduzido exatamente por se tratarem de espécies locais – totalmente integradas ao ambiente.

Parque da Jaiara

Na segunda-feira (13), começa a reabilitação ambiental no Parque da Jaiara – com o plantio de ipês amarelos, buritis e árvores frutíferas. Depois de o parque ter sido destruído na primeira chuva que caiu após a inauguração, em 2016, foi revitalizado e agora ganhará um novo cenário. O projeto, criado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano, terá como parceiros a MRV e Viveiro Sacura. Serão plantadas 300 mudas de buritis ao redor do lago, além de composições na parte central com árvores frutíferas. Ali, serão mais 200 mudas.

Fonte: Só Notícia Boa

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui