Anatel vota leilão do 5G nesta sexta-feira após dois adiamentos

A aprovação no conselho diretor da agência é necessária para a publicação do edital. O leilão será o maior realizado pela Anatel


0
Foto: Pexels / Ilustrativa

O conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vota, nesta sexta-feira (24), a última versão do edital da licitação da nova geração de internet móvel, 5G. A avaliação do colegiado é necessária para que a publicação ocorra. O leilão será o maior realizado pelo órgão.

A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado Federal aprovou, na quinta-feira (23), um plano de trabalho para debater e detalhar temas como a privacidade e a licitação da rede 5G no Brasil. O plano de trabalho foi estruturado pelo senador Jean Paul Prates (PT-RN), que prevê a realização de quatro audiências públicas relacionadas ao tema, sendo a primeira já em 7 de outubro.

Na ocasião, os senadores devem ouvir representantes de órgãos como a Anatel, o Tribunal de Contas da União (TCU) e os Ministérios das Comunicações e de Ciência, Tecnologia e Inovações. Já a segunda audiência, agendada para uma semana depois, em 14 de outubro, vai ouvir representantes das empresas de telecomunicações, especialistas e acadêmicos do setor sobre os benefícios da rede 5G. A terceira audiência no Senado, prevista para o dia 21 de outubro, contará com a presença do ministro das Comunicações, Fábio Faria, para explicar as diretrizes da implantação das redes 5G.

Finalmente, a última reunião vai abordar questões relativas à privacidade dos usuários da nova rede. O relatório preliminar da Comissão de Ciência e Tecnologia deve ser apresentado em 25 de novembro. Só então, no dia 2 de dezembro, o senador Jean Paul Prates vai apresentar o relatório final e a comissão vai votar o texto.

Fonte: R7

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui