Aniversário do Jardim Botânico de Lajeado será comemorado com oficinas

As atividades iniciam na semana do aniversário, dia 14 de setembro


0
Foto: Prefeitura de Lajeado

O Jardim Botânico de Lajeado está preparando uma série de oficinas voltadas à comunidade para celebrar o seu 26° aniversário, comemorado no dia 18 de setembro. As atividades, que começarão na semana do aniversário, dia 14 de setembro, estão com suas inscrições abertas. As oficinas que serão proporcionadas à comunidade são de velas ecológicas, de cultivo básico de orquídeas, quadros botânicos e de plantas alimentícias não-convencionais, todas relacionadas a plantas.

A bióloga da Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema) e coordenadora do Centro de Educação Ambiental, Edith Ester Zago de Mello, explica que as oficinas buscam aproximar o público das atividades do Jardim Botânico. “As oficinas buscam engajar a população com as atividades lúdicas sobre plantas e aproximar o público das atividades do Jardim Botânico. O objetivo é que as oficinas sejam um espaço de troca e aprendizado, mas que sejam também divertidas, pois buscam estimular o lado mais criativo dos participantes”, disse Edith.

As inscrições são limitadas e gratuitas e, para participar, os interessados devem entrar em contato pelo fone do JBL: (51) 3982-1107. Mais informações também podem ser obtidas pelo e-mail: sema.jardimbotanico@lajeado.rs.gov.br

Confira as oficinas:

14 de setembro, terça-feira, 14h – Oficina de velas ecológicas (2h de duração)

Nesta oficina os participantes irão aprender a confeccionar velas ecológicas sem uso de derivados do petróleo. Cada participante poderá confeccionar dois modelos de velas ecológicas: vela de base vegetal e vela infinita.

16 setembro, quinta-feira, 9h30 – Oficina de cultivo básico de orquídeas (2h30 de duração)

Nesta oficina serão abordados aspectos ecológicos das orquídeas, anatomia, classificação e biologia, bem como aspectos básicos de cultivo como podas, adubação, regas e controle ecológico de doenças e pragas.

16 de setembro, quinta-feira, 14h – Oficina de quadros botânicos (2h30 de duração)

Nesta oficina, os participantes irão perceber que as plantas secas podem virar verdadeiras obras de arte e aprender como coletar, secar e transformar essas plantas em quadros. Será realizado o processo de herborização e criação dos quadros botânicos. Cada participante poderá levar um para casa.

17 de setembro – sexta-feira – 9h30 – Oficina de PANCs: Plantas alimentícias não-convencionais (2h30 de duração)

Nesta oficina, será feito um passeio pelo Jardim Botânico de Lajeado identificando algumas espécies de Pancs que têm no local. Serão abordados aspectos botânicos para a correta identificação de algumas espécies, além da degustação de receitas elaboradas com Pancs. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui