Antes da obrigatoriedade, 98% dos alunos voltaram às aulas presenciais na rede municipal em Lajeado

Segundo a secretária da educação de Lajeado, Adriana Vettorello, afirma que a pasta está realizando uma busca ativa para apurar se os alunos que ainda não retornaram fazem parte de grupos de risco da covid-19 ou é um desejo da família


0
Adriana Vettorello, secretária da educação de Lajeado (Foto: Jonas de Siqueira)

O período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2022 da rede municipal de Educação de Lajeado iniciou nesta quarta-feira (3). Em entrevista ao programa Redação no Ar desta quinta-feira (4), a secretária da educação de Lajeado, Adriana Vettorello, esclareceu que as matrículas acontecem em diferentes períodos e revelou que, conforme levantamento, mesmo antes da obrigatoriedade, 98% dos alunos voltaram às aulas presenciais na rede municipal.

A partir do dia 8 de novembro o retorno às aulas presenciais passa a ser obrigatório no Rio Grande do Sul. A secretária da educação de Lajeado explica que a pasta está realizando uma busca ativa para apurar se os alunos que ainda não retornaram fazem parte de grupos de risco da covid-19 ou se é um desejo da família. “Esse contato é justamente para incentivar o retorno”, comenta.

Os estudantes que possuem razões médicas para seguirem em casa podem se manter em regime remoto, desde que apresentem atestado à direção da escola. Segundo a secretária, as escolas não têm obrigatoriedade de fornecer material aos alunos, fora do grupo de risco, que optarem por ficar em casa.

Rematrículas

01/11 a 19/11 – Período de rematrícula em todas as escolas municipais, tanto de Educação Infantil quanto Ensino Fundamental. Será automática para os alunos já matriculados na rede, mediante a presença dos pais e responsáveis legais na escola para efetivá-la;

Matrículas da Rede Municipal de Ensino:

Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs)
– 29/11 a 03/12 – Para alunos da pré- escola que completam 5 anos até 31/03/2022 e 1º ano que completam 6 anos até 31/03/2022, que estão atualmente matriculados em Escolas Municipais de Educação Infantil.

– 06/12 a 29/12 – Para alunos da pré-escola, do 1ª ao 9º Ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como para alunos maiores de 15 anos que estão matriculados na Rede Municipal de Ensino de Lajeado.

Observação: o período reabrirá em fevereiro de 2022.
Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis)

– 06/12 a 29/12 – Para os alunos da Educação Infantil de quatro a cinco anos. As matrículas serão reabertas em fevereiro de 2022.

– Fevereiro de 2022 – Para alunos da Educação Infantil de zero a três anos, de acordo com as vagas disponíveis.

Os pais ou responsáveis legais de alunos de quatro anos completos até a data corte de 31 de março, que ainda não estiverem frequentando a escola, deverão obrigatoriamente fazer a matrícula nas EMEIs, conforme a Lei nº 9.844/15. Crianças nesta faixa etária são obrigadas por lei a frequentar a escola.

A abertura do ano letivo nas Emeis será no dia 07/02. Já nas Emefs e nos Projetos Vida, as aulas em 2022 começarão em 17 de fevereiro. JS/AI

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui