Antes do retorno das aulas, professores e servidores de Emeis de Lajeado são submetidos a testes para Covid-19

Até esta segunda-feira (28), dos 564 testes já realizados, foram identificados 46 casos positivos; 39 profissionais já tiveram a doença. Nesta terça, outras 300 pessoas realizam exame.


0
Escolas da rede municipal de Lajeado se preparam para receber os alunos (Foto: Pietra Darde)

Após quase sete meses sem aulas presenciais em função da pandemia de Covid-19, as Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) de Lajeado reabrem nesta quinta-feira (1º). As instituições de ensino finalizam os últimos detalhes para receber os alunos de 4 e 5 anos da pré-escola, etapa que retorna agora. Cerca de 40% dos 1.663 alunos matriculados no município nesta faixa devem voltar às salas de aula.

Antes de reabrirem as portas, os professores e demais servidores das escolas são submetidos a testes sorológicos para a detecção do coronavírus.

Até esta segunda-feira (28), dos 564 testes já realizados, foram identificados 39 casos em que o educador já teve a doença e é considerado curado. Quarenta e seis destes ainda estão na fase ativa da Covid-19 em seus organismos.

Durante esta terça-feira (29), uma nova rodada de testagem deve alcançar outros 300 profissionais da rede pública municipal de Lajeado.

As informações foram adiantadas pela coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Lajeado, Juliana Demarchi, em entrevista no programa Redação no Ar desta terça-feira.


ouça a entrevista

 


Juliana Demarchi (Foto: Jonas de Siqueira)

Conforme ela, como o rastreamento da doença em professores, monitores e demais servidores foi feito por meio de teste sorológico, em casos positivos, a orientação é pelo afastamento do trabalhador de suas atividades por mais sete dias, período em que a transmissão deve cessar. Isso ocorre porque os testes sorológicos identificam pessoas que já tiveram contato com o vírus e, por isso, devem ser feitos a partir do 8º dia de contágio.

Testagem em Lajeado

Desde o início da pandemia, cerca de 25 mil testes, entre RT-PCR e sorológicos, foram realizados em residentes em Lajeado, de acordo com dados informados por laboratórios e unidades de saúde. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica pondera que o número não representa que 25 mil pessoas fizeram exames.

“Temos pessoas que realizaram testagens várias vezes”, diz. Apesar da ressalva, Juliana Demarchi afirma que Lajeado “é um município que testa bastante”.

Atualmente, Lajeado realiza cerca de 20 testes RT-PCR e 20 testes rápidos por dia na rede pública. Volume semelhante também é registrado em laboratórios privados.

Texto: Tiago Silva
web@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui