Aos 35 anos de idade há uma queda brusca da fertilidade da mulher, alerta médica

E mais: Papos Com Quem Sabe, Estilo e Na Cozinha.


0
Foto: Jonas de Siqueira

A médica ginecologista e mastologista Débora Bolsi Vasconcelos foi a entrevistada do programa Papos de Mulher deste sábado (13). O tema do bate-papo foi a fertilidade feminina.

Segundo Débora, as mulheres têm uma queda brusca na fertilidade após os 35 anos. “Se fosse um gráfico, teríamos uma queda livre”, elucida. A médica orienta que as mulheres se programem para engravidar antes dos 35 anos.


ouça a entrevista

 


 

A idade ideal para ter um filho com 25 anos. No entanto, hoje em dia as mulheres tem um projeto de vida diferente de antigamente. “Elas querem trabalhar, construir uma casa, viajar. Então elas vão esquecendo a parte da reprodução. Cada vez mais com a idade vai decrescendo a fertilidade.” É por isso, de acordo com a médica, que as mulheres tem mais dificuldade de engravidar atualmente.

Débora explica que a medida que as mulheres vão envelhecendo, os óvulos também envelhecem. Com o envelhecimento, aumenta os óvulos de má qualidade, incapazes de conceber. Como a ovulação é essencial para uma gravidez bem sucedida, a diminuição na qualidade de óvulos é uma das principais dificuldades da gravidez após os 35 anos.

A profissional alerta as mulheres sobre os riscos de engravidar após os 35 anos. Nesta idade, as chances de ocorrer malformações congênitas no bebê são maiores. Os riscos na gravidez também são impactados pela idade da mãe, o que pode gerar maiores índices de complicações gestacionais.

Apesar do cenário desfavorável para a gravidez aos 35 anos, hoje ela é comum e bem sucedida em muitos casos. A médica pontua que há técnicas que podem aumentar as chances do sucesso de gerar uma vida nesta idade, como a fertilização In Vitro e congelamento dos óvulos. Ouça a entrevista no player acima e saiba mais!


 

DNW tem condições especiais nos edifícios Alberto Müller e AT90 na Construmóbil
Psicóloga Carine Bernhard

Papos Com Quem Sabe

O quadro Papos Com Quem Sabe deste sábado (18) é com a Carine Bernhard Duarte, especialista em psicologia clínica – terapia sistêmica.

Ela fala sobre a mudança de comportamento alimentar.

Ouça!

 

 


Estilo, por Douglas Petry

Moda, arte, decoração, estilo e bom gosto são pautas para o consultor Douglas Petry no quadro “Estilo”.

Neste sábado, a pauta é a moda esportiva que passou a fazer parte do dia a dia.

Ouça o quadro!

 

 


Na cozinha: Massa ao molho de gorgonzola com amêndoas

com Daniel Bortolini. 

Ingredientes:
250 ml leite integral
15g de farinha de trigo
15g de manteiga
100 ml creme de leite fresco
100g queijo gorgonzola
300g de massa caseira
amêndoas em lascas tostadas
Sal e pimenta a gosto

Preparo:
Aqueça a manteiga e a farinha em uma panela. Misture o leite aos poucos, mexendo sempre, para não formar grumos. Deixe em fogo baixo por cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando. Acrescente o creme de leite aquecido e o queijo gorgonzola em pedaços. Acertar o sal e a pimenta e sirva com a massa, decorando com as amêndoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui