Parque Ney Santos Arruda recebe projeto de arborização

Novo logradouro público de Lajeado contará com árvores ornamentais e frutíferas


1
Foto: Luís Fernando Wagner

O novo logradouro público do município de Lajeado, o Parque Ney Santos Arruda, que está em fase de construção na orla do Rio Taquari, na região central da cidade, começou a ser arborizado na manhã desta quarta-feira (10). O trabalho, desenvolvido em conjunto pelas secretarias municipais de Obras e Serviços Urbanos (Sosur) e Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (Seplan), foi acompanhado pelo prefeito Marcelo Caumo e pela vice-prefeita Gláucia Schumacher.


ouça a reportagem

 


 

Ao longo da manhã, foram plantadas aproximadamente 30 árvores, entre plantas ornamenteis e frutíferas, conforme explica a arquiteta da Seplan, Camila Volken. “Teremos diversas espécies, de acordo com cada canteiro. São corticeiras, cerejeira, quaresmeira e flamboyant. Nós observamos a floração destas espécie para que tenhamos ao longo do ano, árvores florescendo. Além disso, em conjunto com os técnicos, escolhemos plantas com cores avermelhadas e rosadas, para trazer tonalidades mais alegres e vivas para este espaço”, argumenta Camila.

O parque também disponibilizará espécies frutíferas, como bergamoteira, goiabeira, pitangueira e jabuticabeira, entre outras. “São árvores escolhidas para cada um dos espaços definidos neste parque. Pedimos a colaboração da comunidade para manter e regar as plantas. Conforme o tempo for passando, vocês perceberão a transformação que esta vegetação fará no parque”, comenta o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo.

O titular da Seplan, Geancarlo Bervian, antecipa as próximas etapas de montagem do Parque Ney Santos Arruda, e prevê a inauguração do logradouro para o início de 2022. “Estamos definindo agora a questão da pista de skate, para que o projeto atenda crianças e adultos. Temos um item que está sendo bem trabalhado, que prefiro guardá-lo para apresentar quando tivermos tudo definido. O estacionamento está liberado e vem sendo utilizado bastante. Agora começaremos a criar os espaços de contemplação. São estares que vão se criando neste contexto, para que a gente possa, em cada cantinho, ter um diferencial. Por outro lado, não tem como definir uma data para a inauguração final agora. Mas e gente imagina que em janeiro (2022), já tenhamos a inauguração”, projeta Bervian.

De acordo com o secretário, o investimento da administração municipal na construção do novo parque Ney Santos Arruda deve variar ente R$ 1 milhão e R$ 2 milhões.

Texto: Luís Fernando Wagner
noticias@independente.com.br

1 comentário

  1. Que pena , que os bairros mais afastados do centro não recebem o mesmo olhar da administração , como este local ou melhor tudo que fica perto do centro da cidade .

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui