Pela primeira vez, Casa de Cultura recebe exposição produzida por apenadas do Presídio Feminino de Lajeado

O trabalho movimentou cerca de 16 detentas, durante três meses


0
Para a confecção, as detentas realizaram artesanato com o uso do crochê e da técnica de amigurumis (Foto: Artur Dullius)

Uma cerimônia marcou a abertura da exposição “Artesanatos da Equipe Arte” na Casa de Cultura de Lajeado. O ato aconteceu durante a manhã desta terça-feira (16). Pela primeira vez, o espaço recebe materiais produzidos por apenadas do Presídio Estadual Feminino do município. Segundo a diretora da casa prisional, Rita Antochevis, o trabalho movimentou cerca de 16 apenadas para a produção do material exposto.


ouça a reportagem

 


O grupo permaneceu por aproximadamente três meses fabricando os bonecos. “Para nós é uma grande honra a gente ter sido convidada para expor o trabalho das internas na Casa de Cultura. Eu vejo que são quebras de paradigmas do sistema prisional, porque cultura já diz tudo. Significa que é um trabalho diferenciado e elas estão expondo aqui hoje”, destaca.

Cerimônia marcou a abertura da exposição durante a manhã desta terça-feira (Foto: Artur Dullius)

Para a confecção, as detentas realizaram artesanato com o uso do crochê e da técnica de amigurumis. Muitos dos materiais expostos, inclusive, já estão relacionados ao clima natalino. Conforme Rita, poucas apenadas sabiam fazer o crochê quando entraram no presídio.

Atualmente, 12 delas já possuem a Carteira de Artesã. “Uma apenada que veio de outro presídio tinha a técnica dos amigurumis e foi passando para as outras. Hoje dá para dizer que é contagioso. Um contágio benéfico e positivo”, explica.

VÍDEO: Confira detalhes das produções

De acordo com a diretora, o contágio positivo também está acontecendo entre os admiradores do artesanato realizado no local. A equipe tem recebido encomendas até de fora do Rio Grande do Sul. “Elas trabalham o ano inteiro. O reconhecimento do trabalho delas está bem amplo e bem valorizado pelas pessoas. Elas se dedicam e o resultado realmente é muito bom. Só uma empresa de Campinas fez um pedido de 105 tratores em amigurumis para o projeto deles”, comemora.

A exposição ficará disponível para visitação na Casa de Cultura até o dia 30 de novembro. No local, também está uma lista com os valores de cada material exposto. A população pode fazer encomendas por meio dos telefones (51) 3707-0425 e (51) 9 8598-5265.

Texto: Artur Dullius
reporter@independente.com.br

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui