Apenado da Penitenciária de Venâncio Aires é aprovado em 1º lugar no vestibular da Unisc

Com a aprovação, ele irá cursar ciências contábeis na universidade


0
O detento foi aluno do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Neeja) Mário Quintana, que atua desde 2015 na unidade prisional (Foto: Susepe / Divulgação)

A Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva) garantiu o 1º lugar no vestibular da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) para a graduação de ensino à distância (EAD) entre pessoas privadas de liberdade. O resultado do processo, que selecionou cinco de um total de 22 candidatos, foi divulgado na última semana.

O detento foi aluno do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Neeja) Mário Quintana, que atua desde 2015 na unidade prisional e conta atualmente com 106 alunos matriculados. A escola sempre teve como foco promover a inclusão social das pessoas privadas de liberdade.

Com a aprovação, ele irá cursar ciências contábeis na universidade, além de continuar frequentando as aulas do Neeja como ouvinte e participando do projeto de remição pela leitura. “A oportunidade de fazer uma faculdade tem um valor imensurável para mim. Sempre sonhei em fazer este curso”, ressalta o apenado.

Segundo a delegada da 8ª região penitenciária, Samantha Longo, este é um passo significativo para qualificar os detentos por meio do ensino superior. “Esta ação é essencial para que possamos promover uma mudança de vida para essas pessoas através da educação”, afirmou.

O processo de seleção para ingresso em cursos de graduação ocorreu neste mês através da avaliação de proficiência em língua portuguesa. A prova foi realizada em cinco unidades prisionais do Vale do Rio Pardo, na 8ª DPR, e os apenados concorreram a cinco bolsas integrais de EAD nos cursos oferecidos pela Unisc. Todos os classificados receberam notas superiores a 90 pontos em suas redações. AI/CS

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui