Apfelstrudel, o clássico prato nacional austríaco

O prato está relacionado a um folhado chamado baklava


0
Foto: Reprodução

Um strudel e um tipo de massa em camadas com um recheio que geralmente é doce, mas também pode ser salgado. Tornou-se popular no século 18 em todo o Império Austro- húngaro e agora faz parte da cozinha austríaca , sendo que um Apfelstrudel nada mais é que um strudel de maçã.

Com sua posição no centro da Europa, a culinária austríaca foi formada e influenciada pela culinária de muitos povos diferentes durante os muitos séculos de expansão do Império Austríaco dos Habsburgos e o strudel está relacionado com um folhado chamado baklava , que veio para a Áustria da Turquia através da culinária húngara.

O prato caiu tanto no gosto da burguesia vienense que atualmente o Strudel de maçã é considerado o prato nacional da Áustria junto com o Wiener Schnitzel e o Tafelspitz .

No século XIX , Imigrantes alemães e austríacos levaram o prato para o sul do Brasil , onde pode ser encontrado em muitas padarias. Geralmente mantém seu nome original alemão, Apfelstrudel , mas – menos frequentemente – é traduzido para ” Strudel de Maçã ” ou ” Folheado de Maçã.

Médico e gourmet Marcos Frank (Foto: Divulgação)

Construir um strudel é uma arte. Depois de amassar e esticar a massa para torná-la fina e elástica, o recheio é adicionado intermitentemente entre as camadas de pastelaria. Por fim, é assado e depois polvilhado com açúcar de confeiteiro quando esfria.

Receita

Etapa 1:
3 colheres de passas
20 ml rum
180 gramas de farinha de trigo
3 colheres de óleo vegetal
80 ml de água
Sal
Mergulhe as passas no rum. Coloque a farinha na superfície de trabalho com uma pitada de sal. Faça um poço e despeje o óleo e a água nele. Amasse com as mãos até obter uma massa lisa.

Etapa 2
coloque a massa pronta em uma tigela, cubra com um pano de prato e deixe descansar em um local quente por aproximadamente 25 minutos.

Etapa 3
Pré-aqueça o forno a 180°C. Em seguida, descasque e retire o caroço de 400 g de maçãs, corte ao meio no sentido do comprimento e corte em fatias finas.

Etapa 4
Em uma tigela, misture fatias de maçã, 1 colher de sopa lascas de amêndoas, 1 colher de açúcar de baunilha, passas demolhadas e 1/4 colher de chá especiarias para pão de gengibre.

Etapa 05
Coloque a massa em um pano de prato enfarinhado e abra o máximo possível com um rolo. Em seguida, puxe a massa delicadamente com as mãos até que fique fina como papel.

Etapa 6
Espalhe 2 colheres de sopa amêndoas moídas uniformemente sobre a massa de strudel. Em seguida, coloque a mistura de maçã na parte inferior do strudel.

Etapa 7
dobre cuidadosamente a massa em torno da mistura de maçã usando o pano de prato.

Etapa 8
Derreta 25 g de manteiga e Pincele com manteiga derretida após cada volta. Repita este processo até que todo o strudel esteja enrolado. Corte o excesso na lateral e use o pano de prato para colocar o strudel, com a costura para baixo, em uma assadeira forrada com papel manteiga.

Etapa 9
Pincele a superfície com manteiga derretida e leve para assar imediatamente em forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 20 a 25 minutos até dourar. Para servir, polvilhe com açúcar em pó e sirva com sorvete de baunilha.

Texto por Marcos Frank, médico e gourmet

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui