APL Alimentos e Bebidas VT é oficialmente reconhecido pelo Governo do Estado

A homologação foi publicada nesta segunda-feira (13) no Diário Oficial


0
Foto: Ilustrativa / Divulgação

A autorização do Estado para o Arranjo Produtivo Local Alimentos e Bebidas Vale do Taquari foi publicada nesta segunda-feira (13). A certificação tem como objetivo fortalecer a cooperação e alavancar negócios nas empresas dos dois segmentos da região. A decisão foi tomada pelo Núcleo Estadual de Ações Transversais nos Arranjos Produtivos Locais (Neat) na semana passada. A última etapa era a publicação no Diário Oficial.

Para o diretor do departamento de desenvolvimento econômico, da secretaria de Desenvolvimento do Estado, Leonardo Marmitt, o reconhecimento do APL Alimentos e Bebidas do Vale do Taquari é um importante marco para região do Vale do Taquari. “Sem dúvidas isso trará maior desenvolvimento econômico na região, aprimorando o conhecimento das empresas participantes e atraindo mais empresas que podem contribuir para melhoria da cadeira produtiva.”

O APL foi criado há oito meses a partir da vocação para o ramo de alimentos e bebidas e pela grande representatividade na economia e no desenvolvimento da região. A coordenadora do APL, Aline Eggers Bagatini enfatizou que a conquista evidencia e reforça as potencialidades locais na criação do Vale dos Alimentos. “O reconhecimento do APL representa uma vantagem competitiva para a região, porém é apenas um ponto de partida desse trabalho. Vamos seguir com o planejamento das ações para fortalecer cada vez mais a cadeia.”

A expectativa das empresas inseridas no arranjo é, por exemplo, acessar linhas de crédito com condições facilitadas, participação em editais, além de ter maior visibilidade para formar novos negócios. A CIC VT é a entidade gestora e o APL Alimentos e Bebidas e tem como parceiro o Sebrae que está auxiliando na governança do arranjo. “ É um passo muito importante o reconhecimento, pois dentro do plano estratégico da CIC VT a inovação e o estímulo ao setor de alimentos e bebidas estão dentro das estratégias dos próximos ciclos, e é mais um passo que pavimenta o caminho da consolidação do Vale dos Alimentos, ” disse, Ivandro Carlos Rosa, presidente da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari.

Cronograma

A partir da oficialização do APL Alimentos e Bebidas VT, a coordenação vai intensificar as visitas para buscar a maior adesão ao projeto. Atualmente, 26 empresas de todos os portes já aderiram a iniciativa. O grupo também já iniciou um trabalho para identificar opções de compra e vendas conjuntas e vai contatar arranjos produtivos de referência no país. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui