Após 11 semanas, Vale do Taquari volta para a bandeira vermelha em classificação preliminar

Mesmo assim não haverá aumento de restrições; aulas só serão suspensas em caso de duas bandeiras vermelhas seguidas.


0
Foto: Divulgação

O Governo do Estado classificou novamente o Vale do Taquari, de forma preliminar, como bandeira vermelha no Modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Rio Grande do Sul. A informação foi divulgada no fim da tarde desta sexta-feira (20) na 29ª rodagem das bandeiras. A Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) deverá encaminhar recurso para tentar mudar a cor da bandeira para o laranja. A nota atribuída pelo Estado à Região de Lajeado foi 1,51, sendo que 1,49 já seria suficiente para ficar na bandeira laranja.

Apesar do regresso na classificação preliminar, não haverá mudanças em relação às restrições na próxima semana. Em, Lajeado, segundo o prefeito Marcelo Caumo, haverá um reforço na fiscalização dos protocolos respeitados em bares, restaurantes e pubs. Caso a região tenha duas bandeiras vermelhas consecutivas, as aulas presencias serão suspensas em todas as redes, conforme o protocolo estadual.

Cogestão

O modelo da cogestão no Distanciamento Controlado pela Região de Lajeado da Amvat, aprovado pelo governo estadual em 22 de agosto. No protocolo regional do Distanciamento Controlado, a Amvat conseguiu mudanças, com flexibilizações em quatro dos 11 critérios do Modelo do Estado.

A rodada do mapa definitivo para a semana de 24 a 30 de novembro será conhecida na próxima segunda-feira (23). Durante o fim de semana as restrições seguem idênticas às dos últimos dias, ou seja, de bandeira laranja, pois as mudanças só passam a valer dia 24, em caso de confirmação da bandeira vermelha no mapa definitivo, que será divulgado na segunda.

O que estabelece o protocolo de cogestão da Amvat

Na cogestão da região, vale o protocolo de laranja na administração pública, permitindo o funcionamento; manutenção do teto de operação em vermelho para alojamento e alimentação, com alteração no modo de atendimento de restaurantes, lanchonetes e lancherias, liberando o presencial restrito das 7h às 23h (em Lajeado decreto permite o funcionamento até a 1h do dia seguinte); o comércio, pode atender integralmente como em bandeira laranja; e os serviços devem adotar integralmente regras da bandeira laranja.

Números da Covid-19 na semana no Vale do Taquari

Na semana de 13 a 19 de novembro, utilizada na 29ª rodada do programa, a região de Lajeado teve 664 casos e quatro mortes. No período anterior, e 6 a 12 de novembro, em que recebeu bandeira laranja, foram 544 infectados e cinco óbitos. Os números apontam um aumento de 22% nos casos e nos óbito houve uma redução de 20%.

Leitos

Dos 65 leitos de UTI disponíveis no Vale do Taquari, 44 (67,7%) estavam ocupados às 17h desta sexta-feira. Eram 20 pessoas em leitos de UTI geral (45,5%), sem ligação com a Covid-19, 23 com confirmação de coronavírus (52,3%) e um com suspeita do vírus (2,3%). Na sexta-feira anterior também eram 44 leitos ocupados, o que mostra uma estabilidade nas internações, sendo 17 (38,6%) com confirmação de coronavírus.

Texto: Ricardo Sander
ricardosander@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui