Após três quedas seguidas, produção industrial cresce 1,4% em maio

Já em relação a maio de 2020, o crescimento foi de 24% – 9ª taxa positiva consecutiva


0
Foto: Divulgação

A produção industrial brasileira cresceu 1,4% em maio, na comparação com abril, interrompendo três meses consecutivos de queda, segundo informou nesta sexta-feira (2) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já em relação a maio de 2020, o crescimento foi de 24% – 9ª taxa positiva consecutiva.

“Com o resultado de maio, a indústria chega ao mesmo patamar de fevereiro de 2020, no cenário pré-pandemia. Apesar do avanço, o setor ainda se encontra 16,7% abaixo do nível recorde, registrado em maio de 2011”, destacou o IBGE.

No ano, a indústria acumula alta de 13,1% e, em doze meses, de 4,9%. Segundo o gerente da pesquisa, André Macedo, a mudança de rumo observada em maio ainda não significa uma reversão do saldo negativo acumulado nos meses de fevereiro, março e abril, quando houve perda acumulada de 4,7%.

“Há uma volta ao campo positivo, mas está longe de recuperar essa perda recente que o setor industrial teve. Muito desse comportamento de predominância negativa nos últimos meses tem uma relação direta com o recrudescimento da pandemia, no início de 2021, que trouxe um desarranjo para as cadeias produtivas”, destacou o pesquisador.

Fonte: G1

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui