Após chegar a 17,56m, Rio Taquari começa a baixar em Estrela

Chuva de terça e quarta-feira fez nível das águas se elevar em 4,5m. Às 9h medição já baixou 2cm.


0
Porto dos Bruder, no Rio Taquari, em Lajeado, na manhã desta quarta-feira (Foto: Júlio César Lenhard)

Os moradores das regiões ribeirinhas do Rio Taquari, em Lajeado, já podem respirar mais tranquilos. Após subir numa média de 30cm por hora, desde o início da tarde desta terça-feira (31), às 9h desta quarta-feira o nível do Rio Taquari, em Estrela, já começou a baixar. A marca máxima foi de 17,56m às 8h desta quarta, quando havia subido 5cm em relação às 7h. Porém, às 9h, o nível já baixou para 17,54m (4m54cm acima do seu nível normal).

A elevação do rio é reflexo da grande quantidade de chuva que caiu no Vale do Taquari, na serra e nas cabeceiras do Rio Taquari, entre terça-feira e quarta-feira. Muitas localidades da região tiveram mais de 100mm de chuva em 24 horas.

Nível do Taquari em Estrela chegou a 17.56m (Foto: Júlio César Lenhard)

Com isto, apesar de continuar na cota de alerta, o Rio Taquari deverá baixar nas próximas horas afastando uma possibilidade de cheia. Para as primeiras famílias precisarem ser removidas em Lajeado – primeiro município da região a sofrer os impactos em relação a uma possível enchente – o nível do Rio Taquari, em Estrela, precisaria chegar a 19,50m segundo o coordenador da Defesa Civil de Lajeado, Heitor Hoppe. “A nossa sorte foi que não choveu tanto nas regiões de Ibiraiaras e Vacaria, de onde vem muita água para o Rio Taquari”, explica Hoppe.

O nível do Rio Taquari em Encantado, de onde vem a maior parte da água para Estrela, chegou a 9,18m às 5h45 desta quarta-feira (6,68m acima do nível normal), mas às 9h, conforme o site do Serviço Geológico do Brasil) já havia baixado 27cm (8,91m).

Texto: Ricardo Sander
ricardosander@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui