Após dois adiamentos em função da Covid, Prefeitura de Lajeado espera realizar concurso nos primeiros dias de janeiro

“Nós precisamos, realmente, realizar esse concurso, principalmente pelos cargos do magistério”, afirma secretária de Administração.


0
Coordenadora do RH da prefeitura, Alessandra Constantin, e a secretária de Administração, Elisangela Hoss de Souza (Foto: Jonas de Siqueira)

Devido à elevação do número de casos de coronavírus, a Prefeitura de Lajeado adiou, pela segunda vez, um concurso público. A prova estava marcada para ocorrer no próximo domingo (13). Antes da pandemia, a seleção de servidores estava agendada para ocorrer em 22 de março. Uma nova data deve ser anunciada pela administração municipal até 24 de dezembro, e a expectativa é que a prova seja realizada nos primeiros dias de janeiro.

Serão 1.087 candidatos, que se inscreveram no primeiro semestre deste ano. O concurso é para sete cargos: contador, engenheiro civil, monitor de creche, psicólogo, professor de artes, educação física e geografia dos anos finais. Para monitor de escola e professor de geografia e educação física, a contratação será imediata.

“Nós precisamos, realmente, realizar esse concurso, principalmente pelos cargos do magistério”, explica a secretária de Administração de Lajeado, Elisangela Hoss de Souza, ao apontar que o começo do ano letivo gera demanda por servidores concursados na área.


ouça a entrevista

 


Mesmo com a demanda, está descartada a possibilidade, por questões operacionais e legais, da realização de uma prova online. “Não temos essa ideia e nem intenção, por enquanto”, descarta a secretária.

Ela lembra que, desde que foi declarado estado de calamidade em função da pandemia de coronavírus, não havia condições sanitárias para a realização do concurso. “Quando verificamos uma estabilidade nos números, resolvemos fazer uma tentativa”, diz ela, sobre a marcação da prova para 13 de dezembro.

Porém, após a região de Lajeado ficar, por duas semanas consecutivas na bandeira vermelha no Modelo de Distanciamento Controlado do RS, “entendemos que seria prudente suspender e aguardar um pouco para uma estabilidade”, destaca.

Elisandra diz que a prefeitura foi procurada por candidatos, que expuseram as suas preocupações com a realização da prova neste estágio da pandemia. “É natural que as pessoas fiquem com medo, mesmo que a gente tenha pensado em todos os protocolos sanitários”, pondera. A prefeitura preparou as salas para privilegiar o distanciamento entre os candidatos, com álcool gel e tapetes sanitizantes incluídos, e destacou servidores para a realização de medição de temperatura.

Quando a nova data for estipulada, a prova será realizada na Univates. O certame será em dois turnos, e os candidatos serão espalhados em 36 salas de aula.

Conforme a coordenadora do departamento de Recursos Humanos da Prefeitura de Lajeado, Alessandra Constantin, a não realização do concurso agora implica em diversos problemas de remanejamento de pessoal por parte da administração.

Com o início do ano letivo, haverá vacância de cargos em muitas escolas municipais, e será preciso repor esses servidores. A partir de 1º de janeiro de 2021, a prefeitura poderá fazer a contratação emergencial para as funções, até o preenchimento das vagas por concurso. Os trâmites até a homologação final para as nomeações demoram cerca de 60 dias.

Texto: Tiago Silva
web@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui