Após mudança para Lajeado, Cron registra 25% de aumento de novos pacientes

Centro de Oncologia está na Rua Coelho Neto, nº 263, no Térreo do Centro Comercial 300, no Bairro São Cristóvão


0
Gerente Karina Brancher e o médico Hélio Fernandes (Foto: Elisangela Favaretto)

Centro de Oncologia foi criado em maio de 1998, em Lajeado, para ser o mais avançado sistema de tratamento contra o câncer do Vale do Taquari. Depois de oito anos, a clínica mudou-se para o Hospital Estrela, em Estrela, onde permaneceu por 16 anos. Em 2 de maio deste ano retornou para Lajeado e, desde então, oferece para pacientes e familiares uma ampla e moderna sede, que permite atendimentos em Oncologia e Hematologia ainda mais humanizados e completos.

No primeiro mês no novo endereço houve um incremento de 25% de novos pacientes, conforme a gerente administrativa do CRON, Karina Brancher. “Fizemos uma pesquisa com médicos encaminhadores, pacientes e principais convênios, e todos sinalizaram que seria muito importante tirar a clínica de dentro do ambiente hospitalar. É uma necessidade que apareceu durante a pandemia, pois algumas pessoas tinham medo de ir para o hospital, não só pela Covid-19, mas por outras doenças. Além disso, nos orientavam que voltássemos para Lajeado, pois é uma cidade polo para a saúde da região”, explica Karina.

Benefícios da nova sede

Entre os benefícios de estar em Lajeado, a gerente administrativa destaca a ampliação da estrutura, que atende toda a legislação, com segurança, modernidade e acessibilidade, além da facilidade de estacionamento. “Já prevíamos a maior demanda, por isso aumentamos a área em quase 50% para atender com mais conforto e acolhimento as pessoas que nos procuram”, relata. “Há anos, quem entraria aqui, entraria com uma sentença de morte. Hoje não é mais isso, conseguimos devolver esperança e qualidade de vida. Estamos com medicina avançada, estrutura ampla e numa região de natureza bela. Estamos num ambiente de cura, completamente diferente de qualquer hospital.”

Equipe qualificada

O Cron é especializado em diagnóstico, tratamento cirúrgico, oncologia clínica, hematologia, quimioterapia e terapia imunobiológica. O local conta com cinco médicos, sendo três oncologistas clínicos, um cirurgião oncológico e uma médica hematologista. A equipe multidisciplinar é formada por 21 pessoas. Nestes 24 anos, já atenderam 19 mil pacientes de todo o Rio Grande do Sul e até da região central do país. As pessoas que mais procuram pelo serviço são as diagnosticadas com câncer de mama, próstata e cólon (intestino).

Acreditação da ONA

A clínica é pioneira nos processos de certificação de serviços de saúde da região. “Tem uma grande entidade que se chama Organização Nacional de Acreditação (ONA) e ela estabelece três níveis: segurança, gerenciamento de processos e excelência em tudo o que se faz. Em 2021 fomos pioneiros na região, sendo o único serviço de excelência no tratamento contra o câncer no Vale”, recorda.

Pioneirismo

O médico Hélio Fernandes, um dos fundadores da clínica, destaca o pioneirismo. “Na época, com um grupo de colegas, começamos este projeto, pois percebemos a necessidade de oferecer um tratamento de qualidade. Uma evolução, não só dos recursos oncológicos que aconteceram desde o nosso início até agora, mas a que nós sofremos ao longo do tempo na empresa, no sentido de dispor de mais recursos econômicos e medicação atualizada. Temos uma equipe multidisciplinar numa área que contempla todas as nossas necessidades e sempre com foco no atendimento humano, nas demandas dos nossos pacientes e dos familiares”, explana. “É uma grande satisfação, um orgulho, ver que tudo isso deu certo. Conseguimos formar uma equipe muito qualificada”, observa.

Envolvimento com a comunidade

Além de todo o trabalho na medicina curativa, o CRON desenvolve ações que atuam diretamente com a comunidade:

– Projeto Pense: incentiva e estimula professores e alunos da rede pública e municipal a buscar conhecimentos.

– Cron Previne: trabalha a qualidade de vida, atividades físicas, exames regulares e visitas com o médico para prevenir doenças antes que elas aconteçam. “Se elas acontecerem, quanto antes for feito o diagnóstico, antes o paciente alcança a cura”, comenta Karina.

– Arca de Noé: é desenvolvido em Morro Reuter. Lá é trabalhada a sustentabilidade e o meio ambiente. Contam com um criadouro conservacionista reconhecido pelo Ibama, onde armazenam mais de 140 macacos e cuidam da vida e da reprodução destes animais em extinção.

– Pacto pela Paz: “Trabalhamos com nossas equipes o acolhimento, a escuta atenta, a criação de vínculos para aproximar ainda mais a equipe e saber o que se passa com o colega para poder ajudar de forma mais acolhedora. Este mesmo projeto estendemos para os pacientes e familiares, com os quais estamos construindo círculos de formação de paz. O resultado está sendo espetacular”, comemora.

– Música na Praça: iniciou no ano passado e deve repetir em 2022. “Entendemos que não é só de remédio e exames que se faz um tratamento. Tem que trabalhar a cultura, arte, qualidade de vida, relacionamentos, momentos de conforto e descontração para tornar a vida um pouco mais leve.”

– Cron Educa: promove capacitação para encaminhadores da região e médicos da clínica.

Texto: Elisangela Favaretto

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui