As aulas da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Criança Feliz, do Bairro Campestre, em Lajeado, tiveram de ser suspensas nesta quarta-feira (17) devido seis casos confirmados de coronavírus entre funcionárias da instituição. Além disso, há dois casos suspeitos de pessoas que trabalham no local.
Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Juliana Demarchi, esta é uma situação recorrente. “Esta situação é recorrente, que temos observado desde o ano passado com as escolas que retomaram as atividades. Todas as situações envolvendo o ambiente escolar são avaliadas individualmente para serem definidos os critérios. Houve suspensão nestes dias tendo em vista que as informações dos casos chegou para nós na sexta-feira, no final do dia”, conta
Juliana diz que ao longo do final de semana a equipe trabalhou para detalhar cada caso positivado. “Ao longo do final de semana se buscou mais informações quanto a quem seriam essas pessoas. Orientamos no sábado que as aulas fossem suspensas para que hoje a gente pudesse avaliar e definir a melhor estratégia”, comenta.
A secretária de educação, Vera Lucia Plein, fala que as atividades na Emei Criança Feliz devem retornar na próxima segunda-feira (22). “Na segunda-feira retornaremos com as atividades. Pedimos sempre para toda a comunidade que cada um cuide de seus filhos, se eles tiverem algum sintoma gripal que evite levar para a escola, observe como a criança esta. E a mesma coisa para cada profissional, para que cada profissional esteja bem, se estiver com algum sintoma, procure uma unidade de saúde, para que a gente possa trabalhar de forma tranquila”, ressalta.
Os seis casos positivados são de monitoras e agentes socioeducativas da Emei. Uma das servidoras, de 35 anos, está internada.
Texto: Caroline Silva
jornalismo@independente.com.br