Após surto de Covid-19, Secretaria de Planejamento de Lajeado será fechada

Até a última sexta-feira, sete dos 35 funcionários da pasta, que passam bem, testaram positivo para coronavírus; após desinfecção do local, serviço deverá ser retomado na manhã nesta terça


0
Secretaria de Planejamento funcionou normalmente na manhã desta segunda-feira (9) (Foto: Gabriela Hautrive)

A Secretaria de Planejamento de Lajeado (Seplan) foi fechada na tarde desta segunda-feira (9) após um surto de Covid-19 em seus funcionários. Dos 35 servidores da pasta, sete testaram positivo até a última sexta-feira (6). Segundo o responsável pela secretaria, Giancarlo Bervian, o setor ficará fechado apenas durante a tarde para a desinfecção e a previsão era que seria reaberto para atendimento na manhã desta terça-feira (10), porém o período de fechamento foi ampliado para que os produtos aplicados para desinfecção pudessem agir por mais tempo. A previsão é de que a secretaria volte a atender o público a partir das 13h30 desta terça-feira (10).

Conforme Bervian, todos os funcionários contaminados estão com sintomas muito fracos e passam bem, até porque já foram vacinados, pelo menos com a 1ª dose. “Só foram afastados pelo fato de terem sido positivados”, cita. Segundo ele, a primeira informação ocorreu no dia 27 de julho, após a esposa de um funcionário perceber sintomas e ter positivado no dia 2. “A partir daquele momento solicitamos que ele ficasse em casa até que viesse o resultado do teste”, relata.


OUÇA A REPORTAGEM


Como o exame deu positivo, o funcionário também foi testado, confirmando a infecção na terça-feira (3) e outros seis servidores positivaram na última sexta-feira (6). “Temos setores aqui dentro, alguns até mais fechados, e inicialmente surgiu no setor de projetos e depois no de fiscalização que fica mais ao lado”, explica. Segundo Bervian, outros nove servidores testaram negativo e os demais não tiveram sintomas. “Fomos orientados de como proceder e durante a semana fizemos vários testes de todos que tinham sintomas, tendo mais três positivos e fechando os seis da semana passada”, destaca. Inclusive o secretário realizou o teste que obteve resultado negativo. “Decorrente dos cuidados em que tivemos aqui, ficou bem focado naquele setor”, relata.

Secretário de Planejamento de Lajeado, Giancarlo Bervian (Foto: Gabriela Hautrive)

Bervian entende que os servidores farão falta, mas que os serviços não serão prejudicados. “O que mais preocupa é o setor da fiscalização, que tem três servidores positivados. Mas acredito que a gente tenha o apoio a este setor e que o serviço da secretaria não será muito afetado”, pondera. Na manhã desta segunda-feira (9) foi feita uma reunião com o secretário de Saúde de Lajeado, Dr. Cláudio Klein e com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Demarchi, em que foi definido o fechamento da secretaria na parte da tarde, com retomada dos serviços e atendimentos na terça-feira (10). “Fizeram um termo que foi repassado aos nossos servidores e tomamos a decisão em conjunto de fechar para fazer todo esse trabalho de desinfecção”.

A reportagem da Rádio Independente esteve no local e o atendimento acontecia normalmente na Seplan nesta segunda-feira pela manhã. Em algumas solicitações de serviços, os munícipes eram informados de que o procedimento demoraria mais tempo que o normal pelo fato dos servidores terem positivado para Covid-19. O movimento era considerável no local, sendo que há álcool em gel disponível logo na entrada da prefeitura e todos os funcionários usam máscaras. Também há vidros entre os servidores e as pessoas atendidas. O secretário afirma que a situação é pontual e que não há informações de que servidores de outros setores da prefeitura possam ter sido afetados até o momento. “Absolutamente pontual, foi um caso bem restrito”, completa.

Ofício da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica

Visita à Seplan em 09/08/2021

No momento da visita haviam 07 funcionários positivos para Covid -19 vinculados diretamente a esta Secretaria. Identificado que o primeiro caso positivo iniciou os sintomas no dia 27/07, buscando atendimento de saúde e sendo afastado no dia 03/08.

RECOMENDAÇÕES:

– Desinfecção terminal (paredes, mesas, pisos e material de escritório) de todo espaço destinado à Secretaria de Planejamento, com hipoclorito de sódio (paredes e chão) e demais com álcool 70%. Sugerimos que os funcionários sejam dispensados hoje no turno da tarde para que seja possível esta desinfecção

– Identificação precoce e encaminhamento para atendimento médico de todos os funcionários

sintomáticos. O retomo poderá ocorrer apenas após o resultado negativo do RT-PCR ou conforme

descrição médica. -Uso obrigatório e continuo da máscara por todos os funcionários, independente de história prévia

da doença ou esquema vacinal.

-Lavagem frequente das mãos com água e sabão e na impossibilidade, uso de álcool gel 70%. -Manter ambientes o mais ventilados possível (preferencialmente com ventilação de ar cruzada). – Não compartilhar materials de escritório ( grampeador, carimbo,…) sendo necessário, higienizar antes com álcool 70%.

O ciclo de transmissão da doença será considerado encerrado, 14 dias após o inicio dos sintomas do último confirmado e sem a presença de novos sintomáticos.

Texto: Gabriela Hautrive e Ricardo Sander
reportagem@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui