Após vistoria, presença do barco Cisne Branco na programação da Expovale e Construmóbil é praticamente confirmada

Prefeitura de Lajeado se comprometeu a providenciar estrutura necessária para viabilizar passeios pelo Rio Taquari durante a feira


0
Foto: Luís Fernando Wagner

Reunião na manhã desta quinta-feira (7) avaliou as condições infraestruturais do Porto dos Bruder, em Lajeado, para viabilizar os passeios do barco Cisne Branco. A atração deverá integrar a programação da Expovale e Construmóbil, no mês de novembro deste ano. Realizada às margens do Rio Taquari, a vistoria reuniu representantes da administração municipal, diretoria da feira e gestores do Grupo Cisne Branco, empresa sediada em Porto Alegre.

“O Cisne Branco é uma embarcação grande e pesada. Não é qualquer lugar que ela pode ser atracada. Analisamos questões envolvendo segurança para o barco e seus passageiros, fornecimento de água potável e atracação. Num primeiro momento, existe aqui uma boa estrutura. O Cisne Branco, inclusive, já esteve aqui em outra ocasião, e em condições estruturais diferentes. A princípio, não tem problemas. É apenas uma questão de alinhavar detalhes e viabilizar a melhor forma, que fique bom para todo mundo”, comenta a diretora do Grupo Cisne Branco, Adriane Hilbig.

O diretor da empresa Librelotto Tour, que vai comercializar os pacotes dos passeis do barco Cisne Branco, Luiz Librelotto, dá como certa a presença da atração em novembro. “Já queremos informar em primeira mão que vai funcionar e teremos o Cisne Branco operando nas águas do Rio Taquari”, revela.

Librelotto antecipa detalhes dos pacotes para os passeios, que serão lançados oficialmente a partir do dia 1º de agosto. “Já temos um molde em PDF com a sistemática dos ingressos. Vai ter a opção de ingresso para quem quiser só curtir o passeio no Cisne. Também teremos o combo ingresso para o passeio e para a Expovale, com preço diferenciado. Ainda teremos os passeios incluindo almoço, jantar temático, e diferentes roteiros pelo Rio Taquari. Este processo ainda está sendo amadurecido, e será lançado oficialmente a partir do dia 1º de agosto”, explica o empresário. Para adquirir alguma modalidade de passeio com o Cisne Branco, o interessados poderá entrar em contato com alguma das 58 agências de turismo parceiras da operadora Librelotto Tour.

Foto: Luís Fernando Wagner

Presente no encontro, o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos de Lajeado, Fabiano Bergmann, garantiu que todas as demandas necessárias para a viabilidade dos passeis serão atendidas. “A direção do Grupo Cisne Branco vai elaborar um lista de condições de infraestrutura e nos encaminhar. São coisas pequenas, as quais não vamos providenciar”, adianta.

O barco

O barco Cisne Branco é referência no turismo fluvial, entretenimento e lazer flutuante na capital do Rio Grande do Sul, e fica atracado no Armazém B3 do Cais do Porto de Porto Alegre (Avenida Mauá 1050), próximo ao Mercado Público. Além dos passeios regulares oferecidos, o Cisne Branco é considerado um espaço cultural flutuante, pelas atividades na área desenvolvidas regularmente.

Cisne Branco tem capacidade para transportar até 300 passageiros (Foto: Divulgação)

O Cisne Branco tem capacidade para transportar 300 passageiros e 20 tripulantes. O barco possui um tanque de tratamento de dejetos, o que evita a poluição dos recursos hídricos por onde navega. A estrutura, dotada de restaurante, danceteria e outros ambientes, tem três andares, com 30 metros de comprimento e 7 metros de largura. O Cisne Branco pesa, aproximadamente, 200 toneladas.

Texto: Luís Fernando Wagner
noticias@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui