Aposta dos partidos é que renovação atinja metade da Câmara de Vereadores de Lajeado

Dos atuais 15 vereadores em Lajeado, 13 que concorrem à reeleição.


0

Chegou a hora

São 541.925 candidatos nas eleições municipais. Este número é o recorde de todas as eleições municipais. O fim de coligações proporcionais, combinada com a cláusula de barreira, é uma das novidades deste pleito. Que o eleitor tenha a sabedoria de escolher o que considera o melhor para seu município. Em frações de segundos, vamos escolher os responsáveis pela condução das cidades nos próximos quatro anos. Em ano pós-pandemia (assim se espera), não serão permitidos erros e aventuras nas prefeituras e Câmaras de Vereadores.

Apostas na Câmara

A aposta dos partidos é de que a renovação na Câmara de Vereadores de Lajeado possa ser de 40 a 50%, o que representa entre 6 e 8 nomes novos. Dos 15 vereadores, Paulo Tori (MDB) concorre a vice-prefeito e Mariela Portz (PSDB) não disputa o pleito, ou seja, dos 13 que concorrem, metade ou mais não seria reeleita. O Progressista calcula eleger cinco ou seis vereadores; o MDB projeta de quatro a cinco; o PSDB, PT e PSB calculam que elegem um ou dois cada. Na projeção, alguém fará menos do que almeja. No domingo à noite saberemos os eleitos, com ou sem surpresas.

Mariela Portz (PSDB) não concorre à reeleição na Câmara de Lajeado

Prestígio elevado

A Cooperativa Languiru completou 65 anos e na inauguração do complexo de supermercado, farmácia e agrocenter junto ao Shopping Lajeado, mostrou todo seu prestígio perante a comunidade regional e junto as autoridades políticas, empresariais e de cooperativas do Rio Grande do Sul. Estiveram presentes o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, representando o presidente Bolsonaro; governador Eduardo Leite; Senador Lasier Martins; vice-governador e secretário da Segurança , delegado Ranolfo; secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Fernando Henrique Kohlmann Schwanke; os secretários Mauro Hauschild (Justiça, Cidadania e Direitos Humanos) e Rodrigo Lorenzoni (Desenvolvimento Econômico e Turismo); e o deputado federal Alceu Moreira. Se não fosse a pandemia, a festa dos 65 seria maior.

Foto: Júlio César Lenhard

Curtas

** Leitor atento relata à Coluna: “Candidata ao Legislativo de Lajeado hoje à tarde (quinta) furou a fila no caixa do Desco (mercado). Não havia muita gente na fila, mas quem estava reclamou.” Este tipo de atitude deve ser repudiada. Com exceção de idosos, gestantes e portadores de deficiência, que sempre terão preferência, fila foi feita para ser respeitada. A candidata perdeu a chance de conquistar os votos de quem estava no local e certamente, estes, espalharam o fato para amigos e parentes.

** Dados das eleições municipais mostram que brasileiro sempre dá um jeitinho para surpreender. São mais de 500 mil candidatos. E cada um se vira como pode. A criatividade nos nomes chama a atenção.

** O presidente Jair Bolsonaro e o ex, Lula, foram homenageados. Na urna, alguns usaram eles como apelidos: 84 Bolsonaros e 185 Lulas.

** 18 candidaturas vão com “prefeito” no nome da urna. Destes, 11 estão disputando o cargo de vereador. Espero que o eleitor não se confunda.

** Zé aparece em 6.041 inscrições de candidatos. É o maior apelido nas urnas das eleições municipais de 2020. Zé da Farmácia, com 1.672, é a maioria.

** Também tem os candidatos super-herois. São 26 Hulks, quatro Supermans, 12 Batmans e oito Wolverines.

** Em época de eleição presidencial americana, temos candidatos aqui no Brasil com o nome de Donald Trump e Joe Biden, mas também tem homenagem para Obama, Maluf e Brizola.

** E pela causa animal, são 215 candidatos que aparecem com o apelido Gato, 59 Cachorro, 15 Tartaruga, 157 Jacaré e 47 Macaco.

** Mas nem tudo é “zoeira”. Alguns candidatos utilizam apelidos porque são chamados assim, e é uma estratégia nas eleições municipais. Em temas importantes da nossa sociedade, vários candidatos utilizam saúde, segurança e educação nos nomes. Só com o apelido Saúde são 4.797.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui